top of page
  • Foto do escritorRedação

Onça-parda é flagrada em passeio pela Ceasa Campinas


As câmeras do circuito interno da Ceasa Campinas flagraram o passeio de uma onça-parda pelas dependências da empresa, na madrugada desta quinta-feira, 21 de outubro.

O local fica ao lado da Mata Santa Genebra, onde onças já foram avistadas, e o felino costuma andar à noite, percorrendo, por vezes, grandes distâncias.


As imagens mostram que o felino veio dos fundos da área onde está a Ceasa, justamente onde termina a central de compras e começa a Mata. O trajeto reforça a suposição de que a onça parda é moradora da Mata, considerada a maior floresta urbana da RMC.

Mas essa “normalidade” não diminuiu a surpresa da equipe que viu as imagens, captadas também na agência bancária da Central, onde a onça fez um “pit stop” por volta das 2h, como registram as câmeras. Antes, já tinha circulado pelo prédio administrativo. Entrou, andou pelo local, e voltou para o seu refúgio.


A onça-parda domina todos os biomas brasileiros, dos mais áridos aos mais vegetados. A ocorrência da espécie em áreas urbanas é resultado da pressão humana na natureza. De acordo com especialistas, o desmatamento, as queimadas e a expansão urbana forçam o felino a procurar refúgio e alimento nessas regiões.

Conhecida também por suçuarana, a onça-parda é o segundo maior felino do Brasil, podendo medir de 1,5 a 2,75 metros de comprimento e pesar de 22 a 70 quilos.

Imagens e informações: Prefeitura de Campinas e Ceasa Campinas.

Screen Shot 2023-11-09 at 16.03_edited.png
bottom of page