top of page
  • Foto do escritorKako Vasconcelos

Coletivo Du’Velhomoço Criações Apresenta o espetáculo:Querência quer ver o mar


Foto: Divulgação

O coletivo Du”velhomoço Criações da cidade do Rio de Janeiro vai circular em uma temporada entre os meses de Agosto e Outubro de 2023 nas unidades do Sesc – Rio de Janeiro, através do edital Sesc Pulsar RJ, uma ação em levar teatro de cultura popular para crianças e a historia de uma menina cega, negra e pequena nascida no sertão onde seu sonho é ver o mar.

O espetáculo:

“Querência quer ver o mar” nasce desse desafio de levar a linguagem da cultura popular brasileira para crianças, uma cultura que nasce no interior do Brasil e a inclusão social e cultural e modos diversos das pessoas com deficiência físicas, cógnitas ou outras, onde desde a infância se ensina a encontrar as diferenças a riqueza e o respeito da humanidade.

É por meio deste espetáculo e sua temática, que os entrelaçamentos são feitos e tecidos como rendas, com a junção de linhas, pontos e nortes para uma construção cênica que mescla o corpo brincante, teatro na rua e o teatro de formas animadas.

E dessa forma estamos encantados, carregados com a magia do teatro e muita alegria é que vamos atravessar e chegar nos centros urbanos para as tantas crianças que vivem em cidades grandes, como um meio de compreensão e ferramenta de construção cultural brasileira, evidenciando o fazer do nosso povo e sua diversidade, além do respeito, assimilação e diálogos da cultura existentes em nosso país, que ainda resistem e existem para nos fortalecer e ser.

A cultura popular brasileira numa perspectiva aos olhares e emoções de crianças e jovens dos grandes centros urbanos, trazendo a cena um teatro brincante, dançante, poético e situado em uma história de querer, sonhos e desafios.

Este espetáculo foi contemplado pelo edital FOCA da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria de Cultura para sua criação e a sua circulação se deu através do Edital Sesc Pulsar - RJ.

O enredo:

Uns tantos brincantes do sertão descobrem um jeito novo de contar uma história sobre uma criança chamada Querência, uma menina cega, negra e pequena, nascida em um pedaço de sertão.

Querência tem sede de mar, sonha em ver o mar e esse sentimento se torna maior, quando certo dia seu pai decide partir em busca de trabalho nos rumos do litoral. Após esse desencontro, sua mãe adoece de saudades e de forma repentina desaparece com o vento. A menina Querência fica com a sua doce avó, mas a saudade dói e essa vontade de a(MAR) a impulsiona em ir ao encontro de ambos.

Numa noite de ventos uivantes e de lua gigante, ela sai de seu pedaço de chão, se perdendo pelo caminho, sozinha no meio do mundo, apenas com a ajuda de seu cão guia. Durante os percalços, Querência enfrenta a dura realidade que se traça em seu destino, e sonha em reencontrar seus pais nesse longínquo mar, vivendo uma extraordinária jornada e enfrentando os obstáculos em seu caminho, sem perder a capacidade de sonhar!


A memória dos sertões...

Este espetáculo é dedicado a memória de duas grandes mulheres que cruzaram minha vida, uma delas é a minha avó paterna Dona Joaninha, uma sertaneja que nunca teve a oportunidade de contemplar o mar, mas foi com ela que tive uma infância incrível, e um dos seus sonhos, era ir ao encontro ao vasto oceano. Dona Joaninha foi e é a minha referência de humanidade, de gente de coração puro e de ponto de partida para o mundo, meu Nordeste, meu chão.

A segunda mulher é Tia Anja, (Angela Marques), uma tia de coração, de aconchego, que me adotou como filho, sobrinho, amigo, irmão, a pessoa que mais impulsionou minha arte nesse mundaréu. Saudades das prosas sobre a vida, saudades de te ver torcendo por mim.

E se hoje este espetáculo existe, foi por causa de vocês.

SAUDADES! Saibam que vocês sempre serão inspiração. E de onde estiverem eu sei que olham por mim. Minha Vovó Joaninha e Tia Anja. Até Breve!



Nossa Circulação:

Agosto

Dia: 06 – Sesc Madureira – 16hs

Dia: 13 – Sesc Nova Iguaçu – 16hs

Dia: 20 – Sesc Campos – 16hs

Setembro

Dia: 03 – Sesc São Gonçalo – 16hs

Dia: 10 – Sesc Barra Mansa- 16hs

Dia: 17- Sesc Nova Friburgo – 16hs

Dia: 24 – Sesc Teresópolis – 16hs

Dia 30 - Niterói – 16hs

Outubro

01 – Sesc Ramos – 16hs.

08 – Sesc Quitandinha- Petrópolis – 16hs.


Ficha técnica

Artistas Brincantes: Analú Faria, Aruam Galileu, Berg Farias, Fabricio Neri, Gabriza Gomez, Kátia Evens, Lívia Feltre e Rodrigo Gil

Colaboração dramatúrgica: Analú Faria.

Contra regras e Recepção: Silvana dos Santos Alves e Gabriza Gomez.

Criação dos bonecos e máscaras: Maria Azevedo e Berg Farias.

Figurino: Berg Farias.

Costureira: Edvalda Moura.

Concepção de maquiagem: Maria Azevedo.

Preparação corporal e assistência cênica: Aruam Galileu

Direção Musical: Fabricio Neri

Orientação Musical/ Rabecas: Beto Lemos

Fotógrafo e assessor de mídias sociais: Luís Carlos Lobo

Cenografia: Berg Farias.

Iluminação: Nelson Silva.

Técnico de Luz: Thiago Gouveia.

Material Gráfico: Maria Azevedo e Luís Carlos Lobo.

Direção, texto e concepção Geral: Berg Farias.

Realização: Coletivo Du’velhomoço Criações.


Agradecimentos:

Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Teatro Gonzaguinha (João Paulo Rodrigues, Cimara Mattos, Gerência de Teatros, Anna Carolina Magalhaes, Luis Carlos Lobo, Gabriel Breves, Maria Azevedo, Aruam Galileu, João Victor Seixas, Nelsinho Silva, Reginaldo Donizetti, Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, grupo de teatro os Ciclomáticos, ao Sesc Rio de Janeiro e todas as suas unidades que receberão nosso projeto.


Serviço:

Ingressos: Os valores trabalhados são: R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia entrada); Grátis (credencial plena, PCG e estudantes até 16 anos).

Duração do espetáculo: 50 min.

Faixa etária: Infanto juvenil


Maiores informações:

(21) 96784-3854 Kátia Evens

(21) 98183=5847 Berg Farias


Screen Shot 2023-11-09 at 16.03_edited.png
bottom of page