top of page
  • Foto do escritorRedação

Aline Torres e Erikka participam do TakaCast



O pré-candidato à deputado federal pelo MDB, Taka Yamauchi, recebeu na edição mais recente do seu programa do Youtube, “Takacast”, duas poderosas mulheres: a Secretária Municipal da Cultura da Cidade de São Paulo, Aline Torres, e a cantora e compositora Erikka.

Ativista e Relações Públicas, Aline abordou sobre a responsabilidade que carrega na gestão dos projetos culturais. “É sempre um desafio conseguir pensar políticas públicas de cultura para uma cidade que é tão plural e diversa, com particularidades específicas”, comentou Aline, ao citar o último grande evento em que esteve à frente, a Virada Cultural, no final de maio.

“Conseguimos levar cultura de qualidade para a periferia, de verdade! Fui arrojada em mudar um formato que era tradicional, mas a vida é outra. Foram dois anos sem Virada Cultural, com as pessoas dentro de casa. E o gestor público precisa ouvir a sociedade”, reforçou ela, sobre o evento inovador que atraiu mais de três milhões de pessoas em oito regiões da cidade, como Itaquera, Cidade Tiradentes e Freguesia do Ó, e reuniu mais de 500 atrações artísticas culturais. Um boom de pessoas sedentas por novidades pós-pandêmicas.


Novos formatos de vida e de trabalho foram trazidos à realidade, em razão da pandemia. Hoje, por exemplo, as redes sociais são pensadas como ferramentas estratégicas e essenciais para uma jornada de sucesso. “O setor artístico parou na pandemia. Não tinham shows. E o digital foi uma redescoberta. Vi que a minha comunicação podia ser muito mais direta com os meus fãs através da internet”, disparou a cantora Erikka, que virou fenômeno com seus challenges no TikTok, em 2020.

Nascida em Diadema, cidade em que o engenheiro Taka viveu, cresceu e continua atuando politicamente, Erikka trouxe à tona a força feminina que a fez evoluir. Em 2014, lançou a música “Cara de Rica”, que virou tema da novela global “Império”, e que traduz a sua trajetória. “A letra diz, ‘ela manda na cidade, ela tá dominando, pega o ônibus das 7, ela tá ralando, toda tatuada, escova no cabelo, ela não tem limite, ela não tem medo’. Foi uma música inspirada em mim, antes de eu virar artista. Fala sobre ter uma rotina de trabalho, mas não descuidar da vaidade. E essa é realmente a força do trabalho”, falou a atriz e compositora, que vai lançar seu novo EB no segundo semestre deste ano.

E como as transformações para um mundo mais digno e repleto de força de trabalho também vêm da cultura, Aline Torres pontuou soluções capazes de tornar os acessos culturais mais viáveis para qualquer tipo de gente. “Precisamos mudar a cara do nosso Congresso. Precisamos ter um Congresso que entenda de pessoas, de sociedade. E esse é o ano! É o voto que muda tudo. Vamos escolher os candidatos certos. Invista tempo para conhecer as propostas”, aconselhou Aline, embaixadora da Pan-African Council e líder da RAPS Brasil. Ainda destacou que, como incentivo, a Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo tem 176 equipamentos espalhados pela cidade, entre Casas de Culturas, Centros Culturais e Bibliotecas com atividades culturais de formação, desde programas de primeira infância até abertura de espaços para artistas da periferia.

No final do programa, Taka presenteou as convidadas com o um boneco Darumá. “Simboliza todos os nossos sonhos, anseios, e dignidade que queremos para as pessoas. Reza a lenda que é um amuleto japonês. Vocês devem pintar o olho direito, mentalizando bem o seu pedido para o universo e para o Darumá, e deixá-lo em um lugar visível. Ele tem o poder de transformar nossos sonhos em realidade”, finalizou o político, filho único de pais japoneses.

Screen Shot 2023-11-09 at 16.03_edited.png
bottom of page