top of page
  • Foto do escritorVictor Oliveira

Você sabe o que é a Síndrome do Pinóquio Pandêmica?

Conheça a patologia que faz indivíduos inventarem mentiras compulsivamente


Psicólogo Alexander Bez, especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico, explica mais sobre a variação e sua relação com a pandemia



A pandemia tem trazido mudanças não somente nos estilos de vida, ou na sociabilidade, ela também tem impactado nossa saúde mental. Para o psicólogo Alexander Bez, nunca antes em seus 27 anos de experiência e extensa dedicação aos estudos voltados exclusivamente à área da saúde mental, pode observar tantas mudanças e alterações nas nomenclaturas psiquiátricas e psicológicas.


A Pandemic Pinocchio Syndrome faz parte como a mais nova integrante dessa lista de novas nomenclaturas. Segundo o Dr. Alexander, a Síndrome do Pinóquio Pandêmica surgiu durante a pandemia, sendo uma variação da Síndrome do Pinóquio, mas focada só nos assuntos relacionados a pandemia.


“É uma condição mental crônica, delirante e paranoica, sendo extremamente tóxica, já que o indivíduo dissemina mentiras, inventa, aumenta e cria histórias obsessivamente e compulsivamente.”, explicou o especialista.

De acordo com Bez, uma pessoa ao possuir essa síndrome faz uma confusão entre os fatos reais relacionados com a pandemia e os fatos criados, assim, dissemina histórias com narrativas lunáticas e cheias de suposições, o que pode acabar influenciando pessoas mais despreparadas, sem conhecimento dos protocolos médicos.


“A Síndrome do Pinóquio Pandêmica tem como finalidade espalhar a confusão entre ficção (Fake News) e fatos médicos reais (Real News). As pessoas realmente acreditam na própria história inventada e, quando somada às convicções ideológicas, leva ao desprezo dos conhecimentos científicos comprovados com evidências, o negacionismo científico.”, declarou o psicólogo.


Para o Dr. Alexander Bez, também há a intenção em dominar as pessoas, “Aqueles que apresentam a síndrome podem manifestar uma raiva incontrolável direcionada a quem não compactua passivamente com essas “estórias”. Há uma intenção em dominar as pessoas através das mentiras, objetivando ter um grande número de pessoas que seguem essas ideias delirantes”, mencionou ele.

Screen Shot 2023-11-09 at 16.03_edited.png
bottom of page