• Redação

Vereador Jorge Kina de Santo André, morre de covid-19 aos 55 anos


Em curta mensagem o presidente da Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro (PSDB), confirmou nesta segunda-feira à noite a morte do parlamentar Jorge Kina (PSDB), aos 54 anos, em decorrência da covid-19. O tucano estava internado desde o início do mês no Hospital das Clínicas, na Capital, local onde foi intubado após sua situação clínica se agravar. Kina deixa esposa e dois filhos.


É com grande pesar que comunico o falecimento do amigo vereador Jorge Mina. Ele estava com sequelas do covid-19 e veio a falecer nessa noite. Como presidente da Câmara lamento o falecimento desse vereador imbatível e lutador pela nossa Santo André”, escreveu Botaro.


O líder de governo, Professor Minhoca (PSDB), também lamentou a morte do parlamentar. “Nunca estamos preparados para perder alguém, ainda mais alguém que admiramos. Mais um que o covid-19 nos leva. Meus sinceros sentimentos a toda família, assessores, amigos e seguidores do nosso amigo vereador Jorge Kina”.


É com muita tristeza e pesar que recebemos há pouco a notícia do falecimento do amigo e vereador Jorge Kina, por complicações provocadas pela covid-19. Mais uma vida abreviada precocemente e que deixa a todos nós desolados. Kina foi vereador por dois mandatos e deixa legado de retidão e integridade na vida pública. Expresso nossos sinceros sentimentos à sua esposa, filhos e amigos, que se despedem neste momento de dor. Que Deus console o coração de todos”, escreveu o prefeito Paulo Serra (PSDB).


Kina estava internado desde o dia 1º de março, primeiro no hospital de campanha de Santo André e depois foi transferido para a Capital. Estava intubado desde o dia 4 de março, mesmo dia em que Marilda Brandão também foi intubada. A vereadora faleceu no dia 12.

Ainda não há detalhes sobre o funeral do parlamentar.


Em seu lugar no Legislativo assumirá de maneira definitiva o vereador Marcos Pinchiari (PSDB) que estava temporariamente na cadeira desde que o tempo regimental de licença de Kina expirou.


História

Jorge Kiomassa Kina nasceu em Santo André em 30 de maio de 1965. Aos 13 anos foi aprendiz em um escritório de arquitetura, o que acabou levando para esta profissão. Trabalhou em bancos como Banespa e América do Sul, até sua formação como arquiteto e urbanista em 1991.

Em 2016 foi eleito como suplente, mas logo assumiu uma cadeira no Legislativo, ainda filiado ao PSB. Migrou para o PSDB em 2020 e foi eleito vereador com 3.523 votos. Foram 1.023 indicações, 283 ofícios, 185 requerimentos e 12 projetos de lei.


Fonte: Jornal Repórter Diário/Carlos Carvalho

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png