• Victor Oliveira

Utinga recebe obras do programa Rua Nova

Prefeitura de Santo André realiza recapeamento nas ruas Chipre, Havana e Miami, importantes vias de acesso ao bairro


O Rua Nova, programa de recapeamento da Prefeitura de Santo André, está realizando obras em Utinga. As ruas Chipre, Havana e Miami, importantes vias de acesso dos moradores ao bairro, estão recebendo asfalto novo.

Haverá ainda outras intervenções na Rua Havana, no trecho entre a Rua Miami e a Rua Bornéu, interligando a Rua Teixeira de Freitas à Avenida da Paz. O local estava ocupado irregularmente há cerca de 20 anos, mas a Prefeitura equacionou a questão, abrindo importante trecho de ligação com a Avenida dos Estados.

"Nosso foco também nesta região é trazer mais dignidade e qualidade de vida para os andreenses. Além da mobilidade, melhorias no cotidiano do cidadão, ainda traremos educação, com a construção de duas creches no espaço, complementando este pacote de investimentos", afirmou o prefeito Paulo Serra.


As intervenções contemplam ainda a implantação de 150 metros de galeria de águas pluviais nas ruas Chipre e Havana, solucionando problema crônico de drenagem da região.

“Este é um importante trecho da cidade, não só pela quantidade de veículos que trafegam pela vias, mas por ter uma ligação com a Avenida dos Estados. Estamos buscando recuperar esta que é uma das principais vias de todo ABC em diferentes áreas, seja asfalto, drenagem, melhorias que possam ajudar a mobilidade ser mais eficiente, facilitando a vida do cidadão. O programa Rua Nova é um sucesso e segue crescendo, com mais de 130 quilômetros revitalizados”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O programa Rua Nova, maior projeto de recapeamento asfáltico realizado em Santo André, prossegue com atenção especial à Avenida dos Estados. O foco está no sentido São Caetano do Sul e os trabalhos tiveram início com uma vistoria técnica para identificação do estado do sistema de drenagem superficial (guia, sarjeta, sarjetão, boca de lobo). A partir daí foi feita a demarcação dos trechos mais precários que necessitam de reparo para executar a recomposição dos elementos, e também para garantir o escoamento das águas pluviais evitando assim danos ao novo pavimento. Após esta etapa é feita a fresagem do pavimento antigo para correção de imperfeições e deformações existentes, e para garantia da aderência da nova capa asfáltica.

Histórico - Iniciado em 2017, o Rua Nova já executou 133 quilômetros de recuperação asfáltica na cidade. O programa passou por diversos bairros, como Vila Alto de Santo André, Camilópolis, Vila Francisco Matarazzo, Bangu, Jardim Nice, Parque das Nações, Parque Erasmo Assunção, Parque Jaçatuba, Vila Curuçá, Vila São Pedro, Parque Capuava, Jardim Ana Maria, Parque João Ramalho, Parque Novo Oratório, Utinga e Jardim Alzira Franco.

Outros bairros beneficiados pelo programa são Vila João Ramalho, Vila Leopoldina, Vila Alpina, Vila Aquilino, Vila Scarpelli, Vila Príncipe de Gales, Casa Branca, Jardim Jamaica, Cidade São Jorge, Vila Humaitá, Centreville, Cata Preta, Jardim Santo André, Parque Miami, Jardim Santa Cristina, Jardim Ciprestes, Jardim do Mirante e Sítio dos Vianas.

Foram recapeadas também vias do Centro e dos bairros Campestre, Santa Maria, Vila Bastos, Jardim, Vila Valparaíso, Vila Assunção, Vila Gilda, Centro, Vila Alzira, Vila Marina, Vila Guiomar, Vila Pires.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png