• Victor Oliveira

Um presente para Ramiro’ terá exibição pelas redes sociais destinada a Santo André no dia 19

Espetáculo mostra de forma lúdica como crianças podem realizar seus sonhos

No próximo dia 19, às 20h, o público da cidade poderá conferir a apresentação virtual do espetáculo infantil ‘Um Presente para Ramiro’, do diretor Valdo Resende. O enredo da peça mostra a importância de se planejar e organizar para a realização dos sonhos. Com mais de 60 apresentações gratuitas em diversas cidades do País, o trabalho chega s Santo André com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal através do Edital ProAC Lei Aldir Blanc.

A trama narra as descobertas de Ramiro em seu aniversário de 12 anos. Na véspera desse dia, seu avô Miguel, que diz ter poderes especiais, entra nos sonhos do neto para descobrir quais são os desejos dele. Depois de perceber que o garoto não aceita ficar sem presentes caros, o avô decide ensiná-lo sobre o valor das coisas.

Com a ajuda da prima Valentina e de Fortuna, um cofre em forma de um porquinho falante, Miguel propõe uma viagem ao passado para apresentar a Ramiro os sonhos e a história de seus pais. A proposta da peça é mostrar o conflito entre o querer e o não poder – presente na realidade de muitas famílias brasileiras – e as possíveis saídas éticas para essa questão. No elenco, Conrado Sardinha, Isadora Petrin, Neusa de Souza, Rogério Barsan e William Gutierre.

Sobre o projeto

A circulação pelo Estado de São Paulo ocorre até dezembro de 2021, no formato digital, com parcerias estabelecidas com secretarias municipais, escolas da rede pública, instituições e outros equipamentos culturais, ampliando o alcance do espetáculo. Com a execução do projeto sendo realizada durante um momento de grandes restrições à circulação, aglomeração e ocupação de espaços, a transposição para o on-line foi um caminho lógico a se tomar, com o elenco e a produção já familiarizados com o formato, após trabalharem em outras peças que seguiram a mesma orientação.

“Estarmos frente à frente com o público é sempre a melhor forma de se fazer teatro, mas aprendemos com nossas produções nos últimos meses que podemos chegar em um público maior no on-line, principalmente em um momento que boa parcela da população ainda receia ocupar espaços fechados”, pontua Sonia Kavantan, diretora de produção do espetáculo. Além da gravação pensada para o ambiente digital, as apresentações serão seguidas de um bate papo ao vivo com o elenco, respondendo as perguntas do público. “Essa forma de interação é mais intuitiva para jovens e crianças, e a adesão é muito maior”, ainda pontua Sonia.

Sobre Valdo Resende (diretor e dramaturgo)

Dramaturgo, diretor, escritor, redator e editor, o mineiro Valdo Resende é mestre em Artes Visuais pela Unesp e leciona no curso de Propaganda e Marketing da UNIP. Seus últimos trabalhos no teatro foram para a produtora Kavantan – Projetos e Eventos Culturais e para o Projeto Arte na Comunidade.

Escreveu as peças Tricot (1996), As Bodas de Emília (1994), Variações Genéticas e A Farsa dos Três Santos (1992), Rabelais, Rabelais (1991), IDDEM (1989), As Quatro Estações (1987), Outono Provincial (1984), Era Uma Vez…, Aonde Vamos? (1983), As Três Faces, Sul Maravilha (1980), O Último sonho (1980) e Redivivo e Os Pintores (1980).

Como autor e diretor teatral, produziu os espetáculos O Viajante do Embaú, Os Sete Rios de Lavrinhas, A Baronesa de Queluz, Cantos e Contos do Rio Paraíba do Sul, Os Piraquaras do Vale do Paraíba, todos em 2016; Brincando entre a Serra e o Mar, Brincar de Ser, Juju e um Grande Amor: Praia Grande, Nenê Cambuquira, um Mineiro em Santos, Tuca Poderosa Brinca em Cubatão, Sher Hol Desvenda o Guarujá, Jack Lee e as Quatro Batalhas de São Vicente, em 2015; e O Ataque dos Titanossauros, O Enigma, A Batalha do Conhecimento, O Inventor de Histórias e Histórias do Pontal de Minas, em 2014.

Ficha técnica:

Texto e direção: Valdo Resende

Elenco: Conrado Sardinha (Ramiro), Isadora Petrin (Valentina, a prima), Neusa de Souza (mãe), Rogério Barsan (Fortuna, o cofre) e Willian Gutierre (Miguel, o avô)

Composição da trilha sonora e direção musical: Flávio Monteiro

Figurino: Márcio Araújo

Cenografia: Djair Guilherme

Iluminação: Ricardo Bueno

Adereços: Renato Ribeiro

Direção de produção: Sonia Kavantan

Produção: Kavantan & Associados – Projetos e Eventos Culturais

Apoio: Secretaria de Cultura de Santo André

Realização: Programa de Ação Cultural, Lei Aldir Blanc, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço:

Espetáculo infantil ‘Um presente para Ramiro’

Transmissão on-line seguida de bate papo com o elenco ao vivo Dia 19/11, às 20h Acesso pelo link: http://bit.ly/ramiro1911

Gratuito

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png