• Jorge Lordello

TRAVAZAP, NÃO CAIA NESSA ROUBADA




A pressa e a curiosidade podem ser inimigas de segurança, principalmente quando o assunto é smartphone. O APP WhatsApp virou mania nacional e realmente é uma ferramenta digital que ajuda bastante no dia a dia, tanto na esfera pessoal, como profissional. Por outro lado, os bandidos perceberam que podiam engendrar armadilhas para prejudicar usuários.


A maioria dos golpe visa única e exclusivamente arrancar dinheiro das pessoas, mas descobri recentemente um novo perigo que o leitor precisa tomar ciência para se proteger. A intenção dos hackers é fazer com que os usuários percam acesso do WhatsApp e também seu conteúdo.


O objetivo dos criminosos digitais é travar parcialmente ou completamente o mensageiro instantâneo e por isso foi apelidado de “travazap”. Como funciona a arapuca? É comum que usuários estejam em diversos grupos de WhatsApp e assim recebem muitas mensagens diariamente de pessoas desconhecidas. Cuidado com os links e anexos suspeitos pois é ai que está o perigo.


Com a abertura dessas ferramentas com mensagens embaralhadas com sinais e símbolos de difícil leitura pelo processador, o celular pode ficar sobrecarregado promovendo assim o travamento do WhatsApp. Em muitos casos o aplicativo é fechado e quando o usuário tenta abrir, não obtém êxito.


Em alguns casos a solução está em apagar a mensagem recebida, mas quando o travamento é intenso, será necessário desligar inicialmente o celular e quando reiniciá-lo, desinstale o WhatsApp e em seguida instale-o novamente.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png