• Redação

Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio


Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

Segundo o CVV, 32 brasileiros morrem por dia vítimas de suicídio. O Ministério da Saúde alerta que em geral, os casos acometem mais as mulheres.


É importante sempre incentivar a pessoa que está apresentando sinais de que pretende cometer suicídio a procurar ajuda especializada. Caso perceba que a pessoa corre risco imediato, é fundamental não deixá-la sozinha. Nesses casos, entre em contato com serviços de emergência e com alguém de confiança. Falar é sempre a melhor solução. Caso precise conversar, basta ligar para 188 ou acessar o chat no site da CVV. O telefone e o chat funcionam 24 horas por dia, em todos os dias da semana. O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação sem fins lucrativos, que oferece apoio emocional e atua na prevenção do suicídio.


Vamos valorizar a vida! Você pode mais! Você consegue! Vamos seguir em frente com fé, determinação e energia positiva.


@pricardoso.midia / @mulheremquestao_oficial

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png