• Redação

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever



O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial.

O conselho gestor será composto por seis representantes, sendo três do poder público – vinculados diretamente à gestão do Pedroso – e três da sociedade civil, sendo: um de entidades culturais que desenvolvem atividades no espaço; um de associação de moradores do entorno; e um de uma ONG com especialização em conservação de áreas protegidas ou entidade de pesquisa científica.

As inscrições para as candidaturas podem ser feitas, preferencialmente, online no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br/comugesan) ou ainda de forma presencial, desde que com agendamento prévio, pelo telefone 4433-9988. A divulgação das entidades habilitadas ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro. Após esta etapa, será iniciado o processo para inscrição dos eleitores, que poderão ser frequentadores do parque, moradores do entorno ou de Santo André devidamente identificados com documento com foto e comprovante de residência. Esta fase ocorre de 17/1/2022 até 11/2/2022, também digitalmente ou presencialmente. A eleição do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal de Pedroso será realizada durante reunião ordinária do Comugesan em 15 de fevereiro de 2022 e a posse acontece em março.

O Parque do Pedroso é uma Unidade de Conservação e é o maior espaço ambiental protegido da cidade. O local é formado por um maciço vegetal de Mata Atlântica e abriga dezenas de espécies de plantas e animais. O parque também possui estrutura de lazer utilizada, principalmente, pelos moradores dos bairros próximos como Jardim Santo André, Recreio da Borda do Campo e Parque Miami. O conselho gestor será presidido pelo órgão responsável pelo parque, o Semasa e, junto de seus conselheiros, será responsável por discutir, analisar e fomentar políticas públicas para o espaço em consonância com as legislações ambientais vigentes e o Plano de Manejo do parque.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png