• Redação

Secretaria de Segurança de São Caetano do Sul apresenta balanço das atividades durante 2020


Apesar do ano atípico, por conta da pandemia do coronavírus, a segurança em São Caetano do Sul foi um dos temas que mais tiveram avanços, ao lado da Saúde e da Educação. Com resultado satisfatório, a Seseg (Secretaria de Segurança) apresentou balanço das atividades durante no ano de 2020, que tornaram o município mais seguro e proporcionou melhor qualidade de vida à sociedade sulsancaetanense ao juntar infraestrutura e tecnologia de ponta, graças aos investimentos da Prefeitura e do comprometimento dos Guardas Civis Municipais.

Entre as realizações de segurança, a Divisão Operacional da GCM (Guarda Civil Municipal) contabilizou 6.054 Boletins de Ocorrências da corporação em 2020. Esse número representou aumento de 39,78% com relação ao atendimento de 2019, que foram 4.331 ocorrências. Das 6.054 ocorrências atendidas pela GCM no ano passado, 291 ocorrências foram encaminhadas à Delegacia. Foram 99 ocorrências de flagrante de delito, captura de três procurados pela Justiça, cinco ocorrências com envolvimento com armas e 22 veículos recuperados provenientes de furto e roubos.

O balanço assinalou aumento de 160,91% no número de atendimentos relacionados à desordem e perturbação do sossego. De 829 atendimentos em 2019 houve aumento para 2.163 em 2020. Notou-se que a maioria dos chamados foi proveniente de festas em residências e reuniões familiares e dos casos de aglomeração de pessoas e dos bares que descumpriram a regras contra a Covid-19.

A Seseg encaminhou via ofício ao Departamento de Controle Fiscal da Atividade Econômica, os BOsGCM, juntamente com denúncias oriundas do SOS Cidadão 156 para providências administrativas, que resultaram em lacrações de estabelecimentos e fechamento temporário para a adequação das regras estabelecidas pelo governo municipal.

BLOQUEIOS

Desde o início da pandemia, a GCM esteve presente em aproximadamente 800 bloqueios sanitários, numa parceria entre as equipes da Secretaria de Saúde e da Mobilidade Urbana (Semob). Além disso, a GCM participou também em mais de 40 operações em conjunto entre a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Outras realizações para a segurança do município foram a implantação da Delegacia de Defesa da Mulher e o Novo Centro de Gerenciamento de Emergências.

O secretário de Segurança, Jorge Martins Salgado, enalteceu os Guardas Civil Municipais pelo trabalho e dedicação de todo efetivo em prol da sociedade sulsancaetanense. “O efetivo da GCM de São Caetano do Sul, é formado por homens e mulheres de valor, que estão sempre à disposição do município, a fim proporcionar a tranquilidade de todos”, elogiou Salgado.

A Polícia Militar, Polícia Civil e GCM também foram parabenizadas pelo secretário da Seseg pela importância da integração das forças de segurança. “Unidas com o mesmo propósito de garantir a tranquilidade e a paz social e acima de tudo, as Forças de Segurança de São Caetano se uniram aos esforços e investimentos do prefeito José Auricchio Júnior, para proporcionar ao município um padrão elevado de segurança e com índices criminais cada vez mais baixos”, finalizou Jorge Salgado.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png