• Redação

Santo André troca experiências inovadoras de mobilidade urbana em evento internacional

Intertraffic Amsterdam 2022 reúne setores de infraestrutura, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego


O município de Santo André está representado em um dos maiores eventos internacionais de mobilidade urbana, a bienal Intertraffic Amsterdam 2022. Cerca de 800 empresas e visitantes de 140 países se reúnem até a próxima sexta-feira (1º) na capital da Holanda, para troca de experiências exitosas na área de mobilidade urbana, gerenciamento de tráfego e infraestrutura.

O secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Bianchin, participa do evento para verificar os mais recentes avanços em implementação de gestão de tráfego, segurança rodoviária, mobilidade e estacionamento inteligente. "Na nossa cidade temos investimentos importantes para o controle do tráfego, de volumetria e também de monitoramento. Buscar soluções inovadoras é parte integrante do modelo de gestão pública que adotamos", destacou.

Em Santo André as ações na mobilidade vão muito além das grandes obras, como a duplicação do Viaduto Adib Chammas e do início das obras do Complexo Viário e Parque Urbano Santa Teresinha. O Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) conta com o suporte da Central de Monitoramento de Trânsito (CMT) para monitorar de maneira inteligente as vias da cidade.

Este sistema implementado na CMT atua com dois sistemas independentes de semáforos sincronizados e inteligentes, que trabalham em tempo real e monitoram cerca de 62 cruzamentos na cidade, realizando a contagem de veículos e medindo a velocidade do tráfego com ajustes automáticos dos tempos dos semáforos. "A mobilidade da nossa cidade é cada vez mais pautada na fluidez, aplicando sistemas inovadores e inteligentes de controle e monitoramento de tráfego, criando as chamadas ondas verdes dos nossos semáforos", finalizou Bianchin.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png