• Victor Oliveira

Santo André lança Guia de Árvores do Parque Central

Em estudo inédito, foram identificadas mais de 200 espécies diferentes no maior parque urbano da cidade


A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou nesta terça-feira (21), Dia da Árvore, o Guia de Árvores do Parque José Cicote - Central. A iniciativa visa auxiliar os frequentadores a identificar e conhecer um pouco mais sobre as árvores encontradas no parque.

O Parque Central é o maior parque urbano do município, com aproximadamente 350 mil metros quadrados de área verde. Além disso, possui cerca de 9 mil metros quadrados de lagos e 10.500 árvores. O local é dotado de uma rica biodiversidade vegetal, com muitas espécies arbóreas da flora nativa de Mata Atlântica, como ipês, pau-ferro, jatobá, aroeiras, aldragos, quaresmeiras, além de diversas espécies nativas frutíferas, como goiabeiras, jabuticabeiras, ingás, cerejeiras-do-rio-grande, pitangueiras, entre outras.

O secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, destaca a importância desta publicação considerando a relação de proximidade que o cidadão de Santo André tem com seus parques urbanos. “Os parques são locais dedicados ao contato com a natureza, ao lazer, ao esporte, e a momentos em família. São espaços muito valorizados pelos moradores de Santo André. Temos dez parques urbanos. Por isso, o desafio de manter estes espaços em ótimas condições e trabalhar pela melhoria dessas áreas é diário. O lançamento deste guia é a consolidação de mais uma etapa desta missão de cuidado permanente com as nossas áreas verdes. É nossa obrigação proporcionar lazer de qualidade aos andreenses, incluindo informações úteis e detalhadas neste guia sobre as espécies encontradas no Parque Central”, ressaltou.

O Parque conta ainda com mais de 30 espécies de palmeiras nativas e exóticas, como palmito-juçara, jerivás, guarirobas, aiphanes, sabal, palmeira-imperial, dypsis e washintonia, além de 45 mil arbustos e plantas ornamentais (lantanas, jasmim, plumbago, formium, orelha de urso, quaresmeira-anã, filodendros, mussaendra, papiro, entre outras) e 8 mil metros quadrados de canteiros de herbáceas (hemerocallis, agapanto, moreias, trapoerabas, crinum, ruélia-azul, entre outras).

O trabalho de pesquisa foi realizado em parceria com a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos. A foto de capa do Guia de Árvores foi a vencedora do 3º Concurso de Fotografia dos Parques, que teve o Parque Central como tema em 2021. O conteúdo está disponível para download no portal da Prefeitura de Santo André. Para acessar, basta clicar no link https://www2.santoandre.sp.gov.br/images/Guia_Arvores_do_Parque_Central.pdf

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png