• Redação

Santo André inicia vacinação contra a Covid-19 em gestantes e puérperas com comorbidades

Mulheres com este perfil receberam a primeira dose da vacina Coronavac nesta segunda-feira

A imunização contra a Covid-19 em gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos teve início nesta segunda-feira (17) em Santo André. As munícipes estão recebendo a vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.

“Santo André avança na cobertura vacinal e aplica, agora, as doses destinadas às gestantes com comorbidades. Proteção ampliada a mais um público prioritário, dentro do cronograma estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização. Os esforços seguem para garantir mais imunizantes e expandir a vacinação a novos públicos”, avaliou o prefeito Paulo Serra.

Para receber a vacina, as gestantes e puérperas devem apresentar comprovante de residência, documento de identidade e documento que comprove a condição de risco, conforme recomendação de comprovação das pessoas com comorbidades, além de relatório médico liberando a vacinação, após avaliação dos riscos e benefícios.

Aos seis meses de gestação, Maíra Loureiro, de 34 anos, recebeu a primeira dose da vacina. "Como tenho comorbidade, será um alívio na chegada à maternidade. É uma grande alegria estar imunizada para receber meu menino Leon", comemorou.

Tamiris dos Santos, de 23 anos, foi receber a imunização com o filho Alex, de 28 dias, nos braços. "É muita emoção. Não encontro palavras para descrever este momento", destacou.

A Prefeitura também abriu agendamento para aplicação de segunda dose da vacina Coronavac contra a Covid-19 em munícipes com 64 anos.

Sandra Fernandes, de 64 anos, foi imunizada com a segunda dose da Coronavac nesta segunda-feira. "Ainda que atenta à prevenção, terei mais segurança para poder ter contato com a minha família", pontuou.

"A vacinação da minha mãe é meu presente de aniversário. É um momento no mundo que marca a vitória da ciência. Estou muito feliz e grata com esta conquista da minha mãe", destacou Ana Maura Fernandes, filha de Sandra, que a acompanhou na vacinação do drive-thru no Grand Plaza Shopping.

Os idosos desta faixa etária que forem se vacinar deverão levar comprovante de residência, documento de identidade e carteirinha de vacinação contendo a primeira dose da vacina.

A imunização destes públicos será realizada nos drive-thrus do Estádio Bruno Daniel, Craisa, Atrium Shopping e Grand Plaza Shopping.

Relação de comorbidades - A lista de todas as comorbidades incluídas nesta fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 está disponível no site da Prefeitura de Santo André, no link http://tiny.cc/clcxtz.

Pontos de vacinação - Santo André conta com cinco pontos de vacinação drive-thru: Craisa (acesso pelo portão 5, na rua Varsóvia), Estádio Bruno Daniel (Rua 24 de Maio, na Vila América), Paço Municipal (Praça IV Centenário, no Centro), estacionamento do Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial) e estacionamento do Atrium Shopping (acesso pela avenida Alexandre de Gusmão, s/nº, no estacionamento do piso G2).

Para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.

Solidariedade - O Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, está recebendo doações. Quem for se vacinar pode levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos drive-thrus. Os itens irão para o Banco de Alimentos, que está entregando os itens para as famílias em situação de vulnerabilidade.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png