• Kako Vasconcelos

Santo André inaugura Escola Parque Aclimação

Intervenções em área no Jardim Guarará contemplam revitalização total da Praça dos Unidos, novo campo de gramado sintético e um remodelado parque linear


A Prefeitura de Santo André inaugurou nesta sexta-feira (5) a Escola Parque Aclimação, em vasta área no Jardim Guarará. As intervenções no espaço trouxeram novas atividades de educação, cultura, esporte e lazer para os andreenses da região. O Campo do Aclimação, famoso entre o futebol amador da cidade, ganhou revitalização completa com gramado sintético, iluminação, piso, além de alambrado, drenagem e pintura, sendo acompanhado da nova Praça dos Unidos e um Parque Linear. O local ainda concentra Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e a creche Professor Jorge Guimarães.

"Esse é um dos equipamentos mais bonitos da cidade, sem dúvida. Área de lazer, educação, esporte, mobilidade, integração de diversas atividades no mesmo espaço. Um espaço qualificado, repleto de histórias, com os moradores podendo utilizar esse complexo revitalizado com segurança e que resultam em qualidade de vida", afirmou o prefeito Paulo Serra.


Na praça foram implantados novos passeios de concreto, áreas de contemplação com piso intertravado e mobiliário novo, academia ao ar livre sobre piso intertravado, reforma de três quadras poliesportivas, campinho com gramado sintético, área com equipamentos de alongamento, espaço pet com alambrado, novos parquinhos sobre tanque de areia, iluminação de LED e paisagismo geral com modelagem de terreno e plantio de grama. Por fim, o espaço teve fechamento da área com muro de alvenaria, reconstrução de guias e sarjetas na rua Eusébio de Queiróz, implantação e pavimentação da via de acesso às residências voltadas para a praça e pavimentação, guias e sarjetas, passeios e drenagem no entorno. O total da obra ficou em R$ 3,14 milhões.

Outro ponto importante foi a melhoria do acesso ao complexo Escola Parque, garantindo melhor fluidez e segurança aos pedestres após uma avaliação feita pelo Departamento de Engenharia de Tráfego, e a implementação da alteração na mão de direção na rua Euzébio de Queiroz, que passou a ter sentido único, na direção centro – bairro. Em acordo com o Grêmio Recreativo Cultural / GRC Escola de Samba Leões do Vale, foram ainda criadas vagas de estacionamento e área para embarque e desembarque de veículos escolares e para pessoas com necessidade especial, garantindo a segurança dos alunos que utilizam a rua Saracanta. Esta intervenção também visa evitar o estacionamento irregular na área do equipamento. As vagas são distribuídas para pessoas com deficiência, seis para motos, 28 comuns e duas para vans escolares.

A Prefeitura de Santo André já entregou outras três unidades com o conceito de Escola Parque, a primeira no bairro Cata Preta, depois no Parque Erasmo Assunção e posteriormente no Jardim Santo Alberto. Já nos campos distritais, este é o oitavo revitalizado, seguindo o mesmo padrão de qualidade. Já foram completamente modernizados os campos do Colorado, Jardim Irene, Jardim Santo Alberto, Jardim Stella, Parque Erasmo Assunção, Vasquinho/Portuguesinha, próximo ao estádio Bruno José Daniel, e Vila João Ramalho.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png