• Marcos Paulo Silva

Santo André finaliza regularização de imóveis no bairro Centreville

Prefeitura conclui entrega de matrículas e resolve demanda de 40 anos, concretizando o sonho da casa própria de centenas de famílias

A Prefeitura de Santo André concluiu o processo de regularização de imóveis do Centreville, resolvendo uma demanda histórica do bairro e concretizando o sonho da casa própria de centenas de moradores.

Durante evento realizado no bairro na tarde deste domingo (6), a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) realizaram a entrega das últimas 323 matrículas de imóveis.

As primeiras entregas ocorreram em fevereiro de 2020, em cerimônia realizada no Salão Burle Marx, no prédio da Prefeitura. Desde então, foram beneficiadas cerca de 1.300 famílias que aguardavam há 40 anos pela regularização de suas residências.

"Hoje é o começo de um novo Centreville. Esse bairro, que tem uma história de luta, agora respira com tranquilidade e seguirá recebendo investimentos e atenção do poder público. O Complexo Viário Cassaquera, que inauguramos na semana passada, é um dos exemplos", afirmou o prefeito Paulo Serra.

A entrega das matrículas marca a solução definitiva para uma demanda que se arrastava há quatro décadas e foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Santo André e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da CDHU. Os documentos foram entregues aos moradores sem nenhum custo.

Símbolo da luta dos moradores do Centreville e uma das lideranças do movimento que ocupou o local, Tarcísio da Silva Calé acompanhou a entrega das últimas escrituras e comemorou o momento histórico. “Esperamos 40 anos para chegar aqui. Graças à ação da Prefeitura e do Estado conseguimos realizar esse sonho”, afirmou.


O secretário executivo da Habitação do Estado de São Paulo e presidente do programa Cidade Legal, Fernando Marangoni, lembrou da história de luta dos moradores da região. "Há 40 anos o fantasma da irregularidade assombrava o Centreville, que levava as pessoas a perguntar se tudo o que haviam investido a vida inteira tinha valido a pena. Hoje expulsamos esse fantasma e o bairro dorme em paz", afirmou Marangoni.

Histórico - O bairro Centreville surgiu após a tentativa de construção de um condomínio de alto padrão. As obras tiveram início em 1973, porém, após a falência da construtora Nova Urbes, responsável pelo projeto, o terreno foi abandonado. A área foi ocupada em 1982, com as casas já prontas, faltando apenas alguns acabamentos.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png