• Gabriela Dutra

Santo André entrega última etapa de urbanização no Jardim Cristiane e inicia regularização fundiária

Intervenções beneficiaram 564 famílias que, em breve, terão as escrituras definitivas dos imóveis


Após 20 anos de espera, a Prefeitura de Santo André entregou nesta quarta-feira (16) a última etapa das obras de urbanização no Jardim Cristiane e iniciou o processo de regularização fundiária com o objetivo de entregar as matrículas dos imóveis. O total de investimento foi de R$ 14 milhões e incluiu diversas melhorias que beneficiaram toda a comunidade local.

O processo de intervenções teve início em 2002 e o primeiro contrato para obras de urbanização do local foi assinado em 2009. No entanto, desde então, houve diversos impasses relacionados às intervenções, com necessidade de nova licitação e reprogramações de contrato. Entre idas e vindas, a última retomada de obra ocorreu nesta gestão, em 2017, resultando na finalização das obras entregues agora.

“Este é mais um conjunto de obras que sai do papel, transformando a vida desta comunidade e oferecendo mais qualidade de vida. Resultado do esforço e competência da nossa equipe ao enfrentar e vencer as dificuldades. Mais uma conquista para a nossa gente. Seguimos resgatando o sentimento de carinho e cuidado com os espaços públicos. Um trabalho que estamos realizando em toda a cidade e que não vai parar”, destacou o prefeito Paulo Serra.


As intervenções incluíram abertura de novas ruas de acesso ao bairro, melhorias nos acessos das vielas, muros de contenção, saneamento básico (água e esgoto), drenagem urbana, redesenho das quadras com abertura de novos lotes, assentamento de guias, novo asfalto na ligação entre a Avenida Rangel Pestana e a Rua Saldanha da Gama, criação de 18 vagas de estacionamento anexas à Praça da Mocidade, além de mais dois bolsões de estacionamento, com aproximadamente 20 vagas. Também foi realizada a canalização do Córrego Taioca, que foi possível graças à remoção das famílias que viviam no local em área de risco.

As obras entregues também vão proporcionar mais lazer à comunidade. A Praça da Mocidade passou por completa revitalização, com instalação de academia ao ar livre, passeios de concreto, criação de campo de grama sintética e alambrado no entorno, construção de um parquinho sobre tanque de areia, paisagismo geral e instalação de áreas de estar com mobiliário de concreto.

No total foram beneficiadas 724 famílias, sendo 564 diretamente na urbanização e 160 atendidas com unidades habitacionais nos Conjuntos Jardim Cristiane (40 unidades) e Jardim das Maravilhas (120 unidades), resultado das remoções necessárias para as intervenções no local que levaram em conta a recuperação física e ambiental de áreas degradadas, com a desocupação de áreas de risco, principalmente às margens do córrego Taioca e da faixa de transmissão da Enel.


“É um momento de grande orgulho. Em 2017 encaramos a finalização dessas obras como uma grande missão. Nossa equipe trabalhou muito, ajustando os contratos e priorizando as necessidades dos moradores. Não foi fácil todo esse processo, mas hoje ver as obras entregues oferecendo dignidade a essas famílias é uma satisfação muito grande. Uma transformação completa na vida de centenas de pessoas”, explicou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Santo André, Rafael Dalla Rosa.

Durante o evento de entrega, o prefeito Paulo Serra assinou ordem de serviço para o início do processo de regularização fundiária do local. Em breve, os moradores devem receber suas escrituras definitivas. É a primeira vez que um núcleo da cidade é urbanizado e regularizado na sequência.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png