• Gabriela Dutra

Santo André celebra participação efetiva das mulheres na sociedade

Município promoveu vários eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher


A Prefeitura de Santo André realizou diversas iniciativas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8). Eventos chamaram a atenção para a importância e a força das mulheres em vários setores de atividade. Além disso, o Paço Municipal ganhou uma iluminação especial cor-de-rosa nos prédios do Executivo, da Câmara Municipal e do Fórum.

Na sede da Guarda Civil Municipal o comando da corporação entregou homenagem à primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra, que destacou a importância das mulheres em nossa sociedade.

“Santo André é uma cidade que cuida com muito carinho das mulheres, na saúde, na educação, na assistência social, entre outras áreas, com o amor e atenção que elas merecem. Essa homenagem me emociona especialmente porque as mulheres também estão presentes de maneira especial na área da segurança. Ver a nossa GCM comandada por uma mulher, a coronel Vicenzina de Simone, faz nosso coração transbordar de emoção. É a demonstração de que a mulher pode ser tudo o que ela quiser”, completou Ana Carolina.


A primeira-dama também reforçou o trabalho realizado pelas mulheres no Fundo Social de Solidariedade, a formatura de 1.500 alunas em cursos de formação profissional e a participação direta de mais de duas mil costureiras que produziram máscaras durante a pandemia dentro do programa “Costurando com Amor”, que proporcionou renda extra para milhares de famílias andreenses.

O evento prosseguiu com palestra da Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Gabriela de Moraes, sobre o tema Empoderamento Feminino, além de exposições de produtos e serviços.

"O desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres de Santo André é um compromisso que assumimos com seriedade e empenho. Por isso, gerar emprego e renda, novas oportunidades para as andreenses é construir uma Santo André mais justa para a nossa gente. Com muito trabalho, conseguimos resgatar o protagonismo de Santo André na produção de políticas públicas de qualidade. Aqui na GCM isso também é uma realidade. São 528 integrantes da corporação, sendo 110 mulheres, desempenhando um importante trabalho todos os dias. A valorização das andreenses é prioridade", afirmou o prefeito Paulo Serra.

No calçadão da Oliveira Lima, região central, foi instalado um painel com mensagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher e um espaço para fotos e compartilhamentos em redes sociais com a hashtag #empodere-se. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher também promoveu uma série de palestras em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento ocorreu no Salão Burle Marx, no prédio do executivo. Os temas em destaque foram o trabalho da ouvidoria municipal, como evitar crimes digitais e a vida da mulher na pandemia.

Outro evento ocorreu na sede do Instituto de Previdência de Santo André, onde servidoras com mais tempo na instituição foram homenageadas.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png