• Kako Vasconcelos

Sabina retoma atendimento ao público a partir desta quinta-feira

Equipamento abriga diversas atrações e um dos mais modernos planetários do Brasil

Um complexo destinado ao conhecimento científico, artístico, cultural e tecnológico. A expectativa para a retomada das atividades da Sabina Escola Parque do Conhecimento era grande por parte da população e da equipe que trabalha no local. Mas esse momento chegou: a partir de quinta-feira (16) o espaço está oficialmente disponível para receber o público em geral, das 9h30 às 17h30. Nesta semana o equipamento também vai funcionar no sábado (18) e no domingo (19). O ingresso poderá ser adquirido na entrada da própria Sabina. O local esteve fechado desde março de 2020, por conta da pandemia da Covid-19. Nesse tempo, a Sabina Escola Parque do Conhecimento tem recebido melhorias e reparos para que possa receber o público da melhor forma.

Em março deste ano a Sabina passou a receber estudantes da rede municipal de terça a sexta, das 8h às 17h. Os alunos começaram a frequentar o espaço com aulas personalizadas atendendo todos os protocolos de biossegurança vigentes na cidade. Dispondo de ambiente seguro para todos, os alunos tiveram acesso a temas como Cinema Antigo, Dinossauros, Desbravando Santo André - explorando o mapa da cidade, Mistérios da Terra e Universo, Roteiro pela Sala da Vida - analisando características de diferentes espécies, Marcadores de Tempo, Decompositores da Natureza, Biomas Brasileiros e Eletricidade e Magnetismo. Abertura ao público geral - Neste mês de junho, a notícia tão esperada chegou. A partir de quinta-feira, os visitantes terão acesso a diversas atrações da Sabina.

Um dos destaques é o Pinguinário, que conta com 25 simpáticos pinguins-de-magalhães. Isso é reflexo do sucesso do processo reprodutivo dos animais, que é motivo de orgulho para a equipe da Sabina. Os animais vivem em um tanque de água salgada com capacidade para 110 mil litros e 33 metros quadrados de parte seca. O local tem cenografia que simula o ambiente natural da Patagônia, local de origem dos pinguins. O púbico terá acesso ainda aos espaços de ciência e tecnologia, tenda e jardim sensorial, além de Espaço Vivencial de Mobilidade Urbana, ampliado recentemente. Para os pequenos, a Tenda Sensorial proporciona uma experiência divertida de descoberta dos sentidos. No piso superior, é possível encontrar experimentos interativos de física, elétrica, hidráulica, mecânica, óptica e biologia. Entre eles estão o famoso Gerador de Van De Graaf, que deixa os cabelos em pé, e a bicicleta geradora de energia – as pedaladas produzem música no rádio a partir dos movimentos. Do lado de fora do pavilhão está o Jardim Sensorial. Ao ar livre, é voltado para crianças com idade acima dos quatro anos e para os adultos. Planetário - A Sabina Escola Parque abriga um dos mais modernos planetários do Brasil. O Planetário Johannes Kepler, com capacidade para 230 pessoas, é o único com sistemas de projeção óptico e digital funcionando de forma sincronizada para reproduzir quase seis mil estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza. O espaço dispõe ainda de Laboratório Astronômico e do Núcleo de Observação do Céu, que fica na área externa do pavilhão e que conta com telescópios adequados para observação do sol. Mais informações sobre a Sabina e o Planetário e Cinedome podem ser obtidas no site http://sabina.santoandre.sp.gov.br Serviço: Sabina Escola Parque do Conhecimento Endereço: Rua Juquiá, s/nº - Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135) Horário: Terça a sexta-feira, das 8h às 17h (exclusivamente para grupos escolares). Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30 (público em geral). Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina. Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png