• Victor Oliveira

São Caetano terá Reforço Escolar para todos os alunos dos ensinos Fundamental e Médio



A volta às aulas em São Caetano do Sul tem grandes novidades. A primeira delas, o Programa de Reforço Escolar. Com ele, as escolas de ensinos Fundamental e Médio dedicarão o primeiro mês (até 4 de março) exclusivamente à revisão do conteúdo pedagógico dos anos anteriores. A estratégia é essencial para combater eventuais déficits de aprendizagem acumulados durante a pandemia.

Este é um dos quatro pilares do Programa Retomada da Educação, anunciado pelo prefeito José Auricchio Júnior, na noite de quarta-feira (9/2), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns. O encontro reuniu cerca de 200 pessoas da comunidade escolar, entre profissionais das equipes gestoras, professores e representantes das APMs (Associações de Pais e Mestres).

O Reforço Escolar visa assegurar a evolução de 14 mil crianças e adolescentes, garantindo que nenhum aprendizado fique para trás. Após o primeiro mês, será feita a avaliação pedagógica, que dará um diagnóstico preciso sobre o estágio em que cada aluno se encontra. Se ainda assim o estudante apresentar algum déficit de aprendizagem, as aulas de reforço continuarão, desta vez no contraturno escolar. A partir de 7 de março será iniciada a aplicação do conteúdo do ano correspondente à matrícula do aluno.

“Nossas escolas reabriram hoje (ontem) para os 22 mil alunos da rede municipal. É um retorno diferente. Cada estudante trará consigo todas as fragilidades da pandemia. Muitos tiveram que lidar com a perda de entes queridos. E cabe a nós darmos todo o apoio, inclusive no aspecto emocional”, destacou Auricchio. “O Programa de Reforço Escolar nada mais é do que a revisão do conteúdo pedagógico dos anos anteriores. Assim, nossas crianças e adolescentes seguirão evoluindo, com a garantia de que nenhum aprendizado ficará para trás.”

OUTROS PILARES

Além do Reforço Escolar, a Retomada da Educação em São Caetano foi elaborada a partir de outros três pilares: saúde, segurança alimentar e renda. O Programa Saúde na Escola prevê ações conjuntas entre as secretarias de Saúde, Educação e Assistência e Inclusão Social, como a ampliação do Projeto Território Conectado, que consiste em entender e conhecer o contexto em que o aluno vive para abordagens mais assertivas, visando assegurar o seu desenvolvimento integral.

Dentro deste eixo também está o Comitê de Monitoramento Sanitário, grupo intersetorial para ações de suporte para as escolas e para as famílias, que já definiu protocolo. Entre os principais pontos estão os que alunos sintomáticos deverão permanecer isolados até a chegada dos responsáveis; a Secretaria de Educação deverá ser notificada a cada caso confirmado de covid-19; casos suspeitos ou confirmados deverão ser afastados por pelo menos 7 dias; o restante da turma poderá permanecer em atividade presencial sob observação direta e contínua; e nenhum aluno deverá retornar à atividade presencial com sintomas.

Outro pilar, a Segurança Alimentar engloba a volta do Programa Almoço na Escola, para todos os 12 mil alunos do Ensino Fundamental. E também do Nutre&Ação, que garante merenda reforçada e a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Já o último eixo é o Renda + Educação, programa de transferência de renda para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Critérios para a concessão do benefício, além de prazos e valores, constarão em projeto de lei que será enviado em breve pela Prefeitura à Câmara.

RETORNO COM GRANDE ADESÃO

O primeiro dia de aulas em São Caetano teve grande adesão dos alunos. Na quarta-feira (9/2), 87% dos estudantes da rede municipal compareceram às escolas, após quase dois anos de aulas online. O índice é o maior da região.

“Um dia especial. É muito bom ver a felicidade dos alunos e também dos pais com a volta às aulas. Preparamos o retorno com apoio integral às nossas crianças e adolescentes, em todas as suas necessidades”, afirmou a secretária municipal de Educação, Minéa Fratelli.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png