• Redação

São Caetano investe em empresas de tecnologia, startups e faz parcerias com grandes empresas

A Prefeitura de São Caetano do Sul tem se destacado e investido no setor de tecnologia e inovação, com objetivo de estimular cada vez mais a modernização e gerar mais empregos. A ideia é criar parcerias com grandes empresas do ramo de tecnologia e startups.

São Caetano conta com a Lei Municipal de Inovação, onde estão estabelecidas medidas de incentivo às atividades tecnológicas e de inovação realizadas pela iniciativa privada, sociedade civil e cidadãos domiciliados no Município, visando promover o desenvolvimento econômico e social, além da constante melhoria dos serviços públicos municipais.

Além da fábrica da GM, que se moderniza com novos robôs e ferramentais, com conceitos inovadores de manufatura para desenvolvimento da nova picape, há também na cidade dois unicórnios (startups que valem mais de 1 bilhão de dólares): a Loggi e a MadeiraMadeira.

“A Prefeitura tem realizado ações que criam um ecossistema de inovação no município, no qual estão conectados o poder público, a iniciativa privada, instituições de ensino e profissionais ligados à tecnologia e ao conceito de cidades inteligentes”, enalteceu o prefeito Tite Campanella.

GIGANTE DA TECNOLOGIA

A gigante da tecnologia Stefanini, especializada em soluções financeiras, adquiriu através da empresa Topázio o controle de 60% da empresa de software de gestão financeira CRK. Para Frank Yutaka Fujisawa, presidente do Grupo CRK, o trabalho conjunto será fundamental para agregar mais valor aos produtos e soluções oferecidos aos clientes. “Somos líderes em nosso mercado e queremos ampliar nossa capacidade de atuação, com um atendimento diferenciado que faz parte do DNA da Topázio e do próprio Grupo Stefanini”, destacou Fujisawa.

A CRK, com sede em São Caetano e fundada em 1985, conta em sua base de clientes com 90 bancos e instituições financeiras, nacionais e estrangeiras, sendo conhecida no mercado pelo desenvolvimento de sistemas integrados para gestão financeira de tesourarias de bancos. Dentre seus principais produtos destacam-se os sistemas de renda fixa, derivativos, Bovespa, fundos de investimento, SPB, controladoria e pagamentos.

STARTUP

A SleepUp, também de São Caetano, desenvolve um tratamento remoto, virtual e personalizado, por meio de aplicativo que pode ser baixado gratuitamente em smartphone, para gerar dados e auxiliar de forma direta no combate à insônia.

A SleepUp faz parte do Samsung Creative Startups, programa nacional de aceleração da companhia e pode receber até R $200 mil, livres de equity, para serem investidos no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços apresentados.

A subsecretaria de Tecnologia e Inovação, braço da Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação), criou em março deste ano o Sistema Municipal de Inovação, com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico por meio de ações inovadoras, e iniciou o credenciamento de empresas, organizações e startups.

A subsecretária de Tecnologia e Inovação, Marília Marton, comentou sobre o cadastramento de startups pelo site. “É possível fazer o cadastramento pelo site https://desenvolve.saocaetanodosul.sp.gov.br/. É importante porque ampliamos e consolidamos o ecossistema de inovação aqui em São Caetano do Sul”, finalizou Marília.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png