• Redação

São Caetano e USCS assinam Termo de Parceria para gestão do Hospital Veterinário Universitário



A Prefeitura de São Caetano do Sul e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) assinaram no domingo (7/11) o Termo de Parceria para gestão do Hospital Veterinário Universitário, que será construído na Rua Pernambuco, 76, no Centro. A expectativa é a de que os atendimentos sejam iniciados no primeiro semestre de 2022.

“Conseguimos expandir nossas ações quando conquistamos parcerias. A USCS tem sido grande parceira da administração. Recentemente entregamos o antigo Hospital São Caetano, que passará a ser Hospital Universitário. E hoje mais um grande passo pela saúde animal. A luta por um hospital veterinário público é antiga. Sempre acompanhei as questões da causa animal e a importância que esse tema tem para a sociedade. Participei da fundação da Apascs (Associação Protetora dos Animais de São Caetano do Sul) e hoje participo de um grande marco para nossa cidade. Conseguimos, junto com a USCS, fazer desse antigo desejo uma realidade”, ressaltou o prefeito Tite Campanella.

O secretário de Saúde, Danilo Sigolo, afirmou que o Hospital Veterinário assumirá papel importante nas estratégias de trabalho integrado com o município. “O Programa de Saúde e Bem-Estar Animal já é consolidado na cidade. Com o hospital vamos conseguir fazer atendimentos clínicos, inclusive para animais de grande porte, e oferecer outros tipos de cirurgias, além das cerca de 200 castrações e microchipagens feitas por mês, em nosso trailer Saúde Animal em Movimento.”


O Hospital Veterinário será composto por clínicas de pequenos e grandes animais, incluindo cães, gatos, pets não convencionais, equinos e demais espécies. Contará com quatro salas de atendimento para pequenos animais e pets não convencionais, baias para animais de grande porte, dois centros cirúrgicos e consultórios para atender animais de pequeno e grande portes. O espaço terá, ainda, capacidade para 24 atendimentos diários para animais de pequeno porte, equipamentos para exames de imagem, radiologia e diagnóstico clínico-laboratorial.

O reitor da USCS, Leandro Prearo, falou sobre a satisfação de poder oferecer um serviço que vai ampliar os atendimentos e ajudar na formação dos futuros veterinários. “Vamos mais uma vez escrever a história de São Caetano com a consolidação de uma parceria entre universidade e poder público. Ficamos honrados em saber que a administração enxerga em nós a contribuição necessária para a realização de políticas públicas.”

O vereador e presidente da ONG SOS Cidadania Animal, Ubiratan Figueiredo, parabenizou os envolvidos na parceria e celebrou essa grande conquista para a cidade. “Vocês não imaginam o quanto sonhei com esse curso de Medicina Veterinária em São Caetano. E hoje parabenizo o prefeito Tite e o professor Leandro por essa parceria que trará um hospital veterinário ao nosso município. Nossa cidade só ganha com tudo isso. Viva a causa animal.”

Durante o evento, houve uma cãominhada pela Rua de Lazer da Avenida Presidente Kennedy e a Carreta Saúde Animal em Movimento fez atendimentos com orientações veterinária e cadastro de interessados em castração.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png