• Redação

São Caetano celebra Semana do Idoso com diversas atrações para a Terceira Idade



Durante a última semana de setembro, São Caetano do Sul celebrou a Semana do Idoso, com diversas programações nos Centros da Terceira Idade (CISEs) para os alunos já matriculados: aulas de ginásticas, circuitos, danças, cursos, plantação do espaço horta sustentável, yoga, pilates e vôlei.

Já no último sábado (2/10), aconteceu o encerramento da Semana do Idoso, na Estação Cultura, evento que contou com a presença de alunos, colaboradores e autoridades locais. Houve, também, premiação, aulas de ginástica, zumba, apresentações de dança dos alunos, da Banda Marcial Municipal e do Grupo Lúmen Serenatas.


O secretário da Saúde, Danilo Sigolo, fez a abertura do evento e ressaltou a importância de investir em políticas públicas para a Terceira Idade. “São Caetano tem um dos maiores IDHs do país, com expectativa de vida de mais de 78 anos e 24% da população acima de 60 anos.”

ATIVIDADES

A feira de artesanato reuniu todo o trabalho manual dos alunos da Art Sênior, que montaram um espaço criativo, cheio de cores, texturas e com as plantas do projeto da horta sustentável que está sendo realizado no CISE Moacyr Rodrigues, e que fez um grande sucesso por quem passou pelo local.

Para a coordenadora da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), Lucila Lorenzini, o Dia do Idoso é uma marca para enaltecer as ações do idoso. “Para nós, todos os dias são deles. É para isso que o município investe bastante em políticas públicas do idoso, para que ele consiga envelhecer sim, mas com toda a estrutura e qualidade de vida que tem por direito e merecem.”

Em todos os eventos realizados pela Terceira Idade, os protocolos de segurança contra a covid-19 foram mantidos. Os CISEs, além de todo cuidado com os alunos, passando sempre álcool em gel nas mãos e nos equipamentos utilizados em aula e o uso de máscara, mantiveram o distanciamento social necessário, independentemente da atividade. Com isso, foi garantido que todas as atividades para o público da terceira idade fossem realizadas com sucesso.

A volta das atividades dos CISEs estão sendo gradativas e com número de alunos reduzidos e, em breve, novos cursos serão abertos para os munícipes acima de 50 anos. As atividades são para os que têm a carteirinha do Centro da Terceira Idade e que estão aptos para integrar o grupo mais próximo da sua residência.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png