• Victor Oliveira

São Caetano é a única cidade do Estado de São Paulo a realizar Teste do Censo do IBGE 2022



Nesta quinta-feira (4/11), autoridades da Prefeitura de São Caetano do Sul e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estiveram no auditório do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) para lançar oficialmente o Teste do Censo 2022, no Bairro Prosperidade.

O IBGE fará testes censitários em todos o país e, no Estado de São Paulo, escolheu o município de São Caetano para realizar a operação. No evento de lançamento, o prefeito Tite Campanella ressaltou a importância do censo.


“Preciso de dados de pesquisa para planejar áreas como Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública. Se eu tivesse dados censitários atualizados, eu poderia ter vacinado mais rapidamente a população. Por diversas vezes, recebemos menos vacinas do que precisávamos, com base em números do censo realizado há 10 anos”, exemplificou Tite.

“O censo é uma importante ferramenta de planejamento para os municípios. Nos sentimos privilegiados pela escolha de nossa cidade para o teste”, confirmou a secretária de Governo, Silvia de Campos, que coordena a articulação de diversos setores da Prefeitura envolvidos na operação.

Além da cessão de espaço no Atende Fácil Express para a instalação de um posto temporário do IBGE, no Bairro Prosperidade, a Prefeitura dá apoio tecnológico por meio da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI). E, para garantir a segurança dos moradores, a GCM (Guarda Civil Municipal) acompanhará a operação no bairro.


A partir desta tarde os recenseadores do IBGE já estão no Bairro Prosperidade, entrevistando os moradores. A ação segue até o dia 10 de dezembro e, durante este período, serão avaliados os sistemas de coleta de informação, equipamentos, abordagem ao informante e protocolos de prevenção à covid-19 que serão utilizados no Censo 2022. Os dados obtidos no teste serão aproveitados para o Censo 2022.

PARCERIA

“O censo é do Brasil, não é do IBGE. Precisamos fazer esse trabalho juntos, pois sem o apoio de prefeitos e secretários municipais não conseguimos fazer um censo de qualidade”, disse o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, agradecendo o apoio dado pela Prefeitura de São Caetano.

Francisco Garrido Barcia, chefe da Unidade Estadual do IBGE, em São Paulo, também destacou a importância dessa parceria entre o Instituto e o município e convidou secretários e vereadores presentes a participarem das reuniões de organização do censo.

Um agradecimento especial foi dirigido a Silvio Minciotti, uma das autoridades de São Caetano a prestigiar o lançamento do Teste do Censo 2022. Atual professor e ex-reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Minciotti presidiu o IBGE entre os anos de 1993 e 1994.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png