• Victor Oliveira

São Bernardo recebe festival internacional que valoriza a cultura feminina entre quinta e sexta

Festival das Marias é realizado de forma simultânea no Brasil e Portugal com atividades gratuitas nos formatos presencial e on-line


São Bernardo está entre as cidades escolhidas para sediar o Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino, que ocorre de forma simultânea no Brasil e em Portugal no formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais. As atrações gratuitas no município ocorrem entre os dias 18 e 19 de novembro, com espetáculos de teatro, música, oficinas e rodas de conversa, todas tendo a mulher como protagonista.

Essa é a segunda vez que o Brasil recebe o Festival das Marias - Festival Internacional das Artes no Feminino. No Estado de São Paulo, o Festival das Marias ocorre, além de São Bernardo, na Capital paulista e em São José do Rio Preto. Já em Portugal, o evento estará em Beja, Aljustrel, Grândola, Mértola e Santiago do Cacém. No total, a edição 2021 do evento acontece entre os dias 18 e 25 de novembro.

PROGRAMAÇÃO – Em São Bernardo, as atividades presenciais ocorrem na Câmara de Cultura Antonino Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1.325, Centro). O festival terá início na quinta-feira, às 17h30, com diálogo sobre Arte e Feminino (Entre Marias), seguido por apresentação poético-musical de Mariane Mattoso (19h) e show de Vanessa Moreno (20h).

Na sexta-feira, será promovida palestra e bate-papo sobre a presença feminina no campo das Artes com Isis Correia, seguida de diálogo sobre Arte e Feminino com Neusa Borges e Claudia Jordão e, por fim, apresentação teatral de Melina Marchetti. Para participar, é obrigatório o uso de máscara e apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19.

A programação completa do Festival das Marias pode ser conferida a partir dos canais

Facebook (https://www.facebook.com/marias.festival), Instagram (https://www.instagram.com/marias.festival/) e Youtube (https://www.youtube.com/festivaldasmarias) e no site https://www.festivaldasmarias.com.br.

SOBRE O FESTIVAL – O Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino nasceu em novembro de 2019 em Beja, Alentejo, Portugal, com caráter interdisciplinar e se propõe a ser palco do feminino, colocando sob os holofotes criações femininas e/ou que tratem de temas pertinentes às mulheres. A primeira edição no Brasil aconteceu entre 5 a 25 de novembro de 2020.

O evento foi criado dentro das metas da Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pactuados no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) destinadas a discutir Igualdade de Gêneros. O encerramento acontece em 25 de novembro, Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher, numa proposta de dar voz às mulheres que se manifestam artisticamente contra as violências praticadas contra mulheres.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png