• Redação

São Bernardo inicia atendimento itinerante inédito do Procon por diferentes pontos da cidade

Ação é projeto piloto para descentralizar atendimentos da instituição; serviço teve início nesta segunda-feira (14/06) nas unidades do Atende Bem

Com objetivo de proporcionar mais praticidade, além de ampliar canais de atendimento ao público, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Cidadania e Pessoa com Deficiência, passa a contar com pontos itinerantes do Procon, a partir desta segunda-feira (14/06). O objetivo, além de descentralizar atendimentos, é aproximar a população dos serviços instituição, reforçando direitos e deveres nas relações de prestação de serviços ou de produtos, nos mais diferentes nichos do mercado. Trata-se de um projeto piloto, no qual São Bernardo é a primeira a receber essa dinâmica descentralizada do Procon no Estado de São Paulo.


“Mais que promover cidadania, iniciativas como essa refletem nosso cuidado constante em propiciar também mais praticidade à população, que assim poderá dispor dessa opção de atendimento para tirar dúvidas ou para prosseguir com solicitações e reclamações sobre uma compra ou algo similar. Além de otimizar a logística aos que preferem atendimento presencial, com essa iniciativa, podemos apoiar o fluxo da informação e até estimular que, numa próxima ocorrência, acionem o Procon também pelos canais na internet”, destaca o prefeito Orlando Morando.


PROGRAMAÇÃO - Os pontos itinerantes funcionam quinzenalmente, sendo às segundas-feiras (14 e 28/06; 12 e 26/07) no Atende Bem do bairro Rudge Ramos e às terças na unidade do Assunção (22/06; 06/07 e 20/7). Já às quartas (16 e 30/06; 14 e 28/07) no Alvarenga e, às quintas-feiras (24/06; 08 e 22/07), no Riacho Grande. Mas atenção: antes de se dirigir ao Atende Bem, é necessário efetuar o agendamento no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br), no link Guia de Serviços. Ao comparecer junto ao Serviço, é também necessário portar documento com foto, comprovante de residência atual, procuração (se necessário, em caso de representar terceiros) e os documentos referentes à queixa. O horário de funcionamento é das 8h às 17h30.


Além disso, a unidade física no Poupatempo continua normalmente, com mesmo horário de atendimento ao público, sendo que abre também às sextas-feiras, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 12h (Rua Nicolau Filizola, 100). Importante ressaltar que, diante da pandemia e o consequente distanciamento social, todo tipo de solicitação ou queixa pode ser feita pelo e-mail proconsbc3@saobernardo.sp.gov.br.


BALANÇO - Ao longo de 2020, o Procon recebeu 9.372 reclamações, o que representou uma redução de 63% em comparação com o ano de 2019, quando foram registradas 25.220 queixas na cidade. Entre os fatores que contribuíram para esse cenário está a pandemia que trouxe períodos com volume atípico de compras e serviços de modo geral, contudo há setores que se mantiveram aquecidos ou que, agora, dentro do Plano SP à flexibilização das atividades, tendem a retomar uma maior movimentação.


CONFIRA OS ENDEREÇOS DOS PONTOS ITINERANTES:


Bairro Rudge Ramos – Rua Jacquey, nº 61

Bairro Assunção – Av. João Firmino, nº 900

Bairro Alvarenga – Estrada dos Alvarenga, nº 5.815

Bairro Riacho Grande – Av. Araguaia, nº 265


Mais sobre esse serviço e outras novidades de São Bernardo podem ser acompanhadas pelo site da Prefeitura ou nas redes sociais oficiais: www.facebook.com/prefsbc; www.instagram.com/pref_sbc.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png