• Gabriela Dutra

São Bernardo celebra o Dia Mundial da Saúde com serviços gratuitos no Parque da Juventude

Programação inclui exames de mamografia, vacinação contra Covid-19 e Influenza, oficinas e outras atividades das 8h às 16h


Nesta quinta-feira (7/4), dia dedicado à celebração do Dia Mundial pela Saúde, São Bernardo traz ao Parque da Juventude - Cidade Maróstica um circuito repleto de serviços gratuitos de prevenção e promoção à saúde coletiva. O objetivo é aproximar a população dos cuidados com o corpo e a mente. A programação vai das 8h às 16h e inclui a Unidade Móvel da Mamografia, vacinação contra Covid-19 e Influenza, oficinas de Tai Chi Chuan, auricoloterapia, aulas de zumba, além de testagens rápidas e ação especial para entrega da Carteirinha do Autista.

A ação iniciará às 8h, com tendas dedicadas à vacinação contra a Covid-19 e Influenza, por livre demanda. A imunização é voltada às pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da Saúde. Haverá ainda Unidade Móvel da Mamografia para atendimento de mulheres de 50 a 69 anos, sem agendamento, e demais faixas etárias mediante pedido médico. O serviço funcionará até às 16h. Também às 8h, a equipe do projeto De Bem com a Vida realizará atividades físicas, até às 10h, quando educadores físicos, do departamento da Saúde Mental darão sequência com outros exercícios físicos ao público, das 10h às 10h30.

Ainda pela manhã, terá sessão de Tai Chi Chuan, das 10h30 às 11h; seguida por Dança Circular, às 11h, também coordenada pela Saúde Mental. O público também poderá visitar a tenda do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) com a mostra de animais perigosos à saúde humana, incluindo vetores da dengue, chikungunya, zika, raiva, febre amarela, entre outras doenças, com reforço às ações de prevenção contra todas elas. A atração segue das 8h às 12h.

A programação fica completa com a aula de zumba, às 15h, além das sessões de auricoloterapia, ações educativas sobre infecções sexualmente transmissíveis, testes rápidos de detecção e orientações sobre o uso correto de preservativos.

“Proporcionar eventos que combinem saúde, lazer e cidadania como esse, só é possível pelo apoio e estratégias entre as secretarias do nosso munícipio em torno de uma causa comum. Temos tornado isso uma prática do nosso dia a dia, com objetivo principal de atrair e incentivar a população a aderir às nossas campanhas e realizar exames preventivos, desafogando nosso sistema lá na frente. Tudo isso de forma leve, com muito lazer”, explicou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

CARTEIRINHA DO AUTISTA – O Dia Mundial da Saúde contará ainda com ação especial voltada à Carteirinha do Autista, frente implementada pela gestão atual de São Bernardo. O município foi o primeiro do Grande ABC a regulamentar a Lei Romeo Mion (Lei Federal nº 13.979, de 8 de janeiro de 2020), destinada à proteção dos moradores com transtorno do espectro autista. A medida tem como objetivo garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade dos moradores com transtorno do espectro autista no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

SERVIÇO - O Parque da Juventude - Cidade Maróstica fica na Av. Armando Ítalo Setti, 65, Baeta Neves. Para mais informações sobre a programação deste 07/04 ou mais notícias, acesse www.saobernardo.sp.gov.br; ou as redes sociais www.facebook.com/prefsbc; www.instagram.com/pref_sbc.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png