• Redação

São Bernardo amplia vacinação contra a Covid-19 para novas categorias de profissionais de Saúde

Atualização dos Planos Nacional e Estadual de Imunização incluiu novos trabalhadores da Saúde no grupo prioritário; agendamento estará disponível a partir desta quinta-feira (06/05)

Em cumprimento à atualização dos Planos Nacional e Estadual de Imunização, que ampliou o grupo prioritário dos profissionais de Saúde, a Prefeitura de São Bernardo inicia, nesta quinta-feira (06/05), o agendamento online para aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em novas categorias de profissionais da área, que possuem registro de classe e idade entre 55 e 59 anos. De acordo com o documento, trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais, o que compreende tanto os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros). Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde. Desde o início da campanha de vacinação, São Bernardo já imunizou mais de 29 mil profissionais de Saúde, entre munícipes e trabalhadores da cidade, segundo o prefeito Orlando Morando. “Todos os profissionais de Saúde que estão trabalhando na linha de frente tiveram prioridade em nossa cidade. A vacinação é uma das maneiras mais eficazes de contermos a pandemia e já demonstra os primeiros resultados. Seguimos otimistas com esta ampliação, para que nossa cobertura vacinal seja cada vez maior”, declarou. A imunização ocorrerá no próximo sábado (08/05) no Ginásio Poliesportivo, localizado na Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para receber a vacina, os profissionais da Saúde deverão obrigatoriamente fazer o cadastro e agendamento, pelo portal Covid-19 do município (https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus), optando pela data e horário que desejam receber a dose. DOCUMENTOS – O agendamento no portal da Prefeitura não exclui a necessidade de pré-cadastro no site do Governo do Estado (https://vacinaja.sp.gov.br). É importante estar com os dois formulários preenchidos. No dia da vacinação, o profissional deve apresentar um documento com foto, comprovante de residência, holerite ou carteira de trabalho e a carteira da entidade de classe.

SOLIDARIEDADE - Todos os postos de vacinação avançados de São Bernardo também são pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Trata-se do projeto Vacina Contra a Fome, realizado em parceria pelo Governo do Estado e Prefeitura por meio do Fundo de Social de Solidariedade (FSS). A ação convida as pessoas aptas a se vacinar contra a Covid-19 a doar um quilo de alimento não perecível.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png