• Redação

Ribeirão Pires terá ampliação na rede municipal de ensino em novembro

Atualizações nas modalidades presencial e remota seguem diretrizes estaduais e do Ministério da Educação



A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires informa que a partir do dia 8 de novembro, próxima quarta-feira, haverá nova ampliação do atendimento presencial de alunos na rede municipal de ensino. Todas as medidas adotadas pela Prefeitura seguem as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Estadual de Educação e Ministério da Educação, e priorizam a segurança e o bem-estar dos estudantes e profissionais das escolas.


Confira as atualizações para a primeira quinzena de novembro:


Os estudantes da rede municipal de Ribeirão Pires poderão cumprir a carga horária de aulas no ensino presencial ou no ensino remoto. A normativa vale para todos os segmentos, desde o Infantil ao Fundamental II – Anos Finais.


Atenção às novas orientações!


Sobre o horário de aulas presenciais nas escolas:


• Ensino Infantil Integral – Horário normal;

• Ensino Infantil Parcial – Horário normal;

• Ensino Fundamental I e II - Horário normal;


Sobre os dias da semana para atendimento no presencial:


• Ensino Infantil (Integral e Parcial) – de segunda a quinta-feira. Às sextas-feiras, aulas exclusivamente no remoto;

• Ensino Fundamental I – de segunda a quinta-feira. Às sextas-feiras, aulas exclusivamente no remoto;

• Ensino Fundamental II – de segunda a sexta-feira;


Sobre a quantidade de estudantes atendidos nas salas de aula:


Seguindo a Resolução 101/2021 da Secretaria de Educação do Estado e a Deliberação do Conselho Estadual da Educação 204/2021, a partir de 8 de novembro não há mais a normativa sobre distanciamento social mínimo de 1 metro entre as pessoas dentro das unidades de ensino. Com isso, a rede municipal poderá atender até 100% dos estudantes matriculados, sem a necessidade de revezamento que precisou ser adotado por algumas das escolas.


Sobre o ensino remoto:


A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires manterá as atividades do ensino remoto por meio da plataforma online Educ@Ribeirão. As famílias com dificuldade de acesso à Internet também poderão continuar retirando os conteúdos impressos nas unidades de ensino.


Normativas de participação nas aulas e realização de atividades pedagógicas:


A partir de 8 de novembro, será obrigatório para todos os alunos com idade a partir dos 4 anos o acompanhamento das aulas e a entrega/devolutiva das atividades pedagógicas propostas pelos professores. Essa participação, seja no presencial ou no remoto, será critério de avaliação dos estudantes. A não participação do aluno pode resultar em prejuízos no processo de aprendizagem e, por consequência, no baixo desempenho na avaliação geral conclusiva do ano letivo 2021.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png