• Wilton Bezerra

Procon de São Bernardo prepara fiscalização e assistência no Dia do Consumidor

Equipes da unidade estarão de plantão para esclarecimento de dúvidas e de olho em anúncios de estabelecimentos


O Procon de São Bernardo prepara fiscalização a estabelecimentos e atendimento especial à população nesta terça-feira (15/3), data em que é celebrado o Dia do Consumidor. Os profissionais estarão de prontidão para orientar e tirar dúvidas dos consumidores, além de fiscalizar as vendas do comércio da cidade.

No atendimento do Procon será possível informar queixas, como maquiagem de descontos, mudança de preço ao finalizar a compra, indisponibilidade para pagamento com boleto bancário, pedido cancelado após a conclusão da compra, além dos casos de não entrega, demora ou produto ou serviço entregue com defeito. “Nossas equipes do Procon São Bernardo estarão de plantão para ajudar o consumidor no momento da compra e observar as práticas adotadas pelos lojistas”, informou o secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Pery Cartola.

ORIENTAÇÃO - O Procon de São Bernardo recomenda que, ao fazer as denúncias e reclamações, o consumidor indique o endereço do estabelecimento e apresente possíveis materiais que demonstrem o que ocorreu de errado com a compra, como captura de telas pelo celular. O consumidor também deve entregar documento de identidade e comprovante de residência.

Segundo a entidade, a reclamação registrada será enviada imediatamente para o fornecedor, que terá até dez dias para dar uma solução ao consumidor.

FISCALIZAÇÃO – Durante o Dia do Consumidor, fiscais do Procon vão percorrer pontos de mais movimentação no comércio da cidade para monitorar os anúncios e as vendas e identificar possíveis práticas abusivas.

SERVIÇO – A unidade do Procon de São Bernardo fica localizada nas dependências do Poupatempo (Rua Nicolau Filizola, 100, no Centro) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, das 8h às 11h30, mediante agendamento pelo site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br).

Por conta da pandemia e o consequente distanciamento social, todo tipo de solicitação ou queixa pode ser feita também pelo e-mail: proconsbc3@saobernardo.sp.gov.br.

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