• Redação

Prefeitura de São Caetano promove encontro virtual com especialistas em Educação


A Prefeitura de São Caetano, por meio do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns) realiza, na próxima semana, o evento “Encontros Dialógicos”, destinado a educadores da rede municipal e demais instituições de ensino. O evento será veiculado ao vivo pelo Youtube, com acesso pela página educador.scseduca.com.br.

A partir da segunda-feira (28/6) serão quatro dias de encontro virtual debatendo diferentes temáticas pedagógicas com especialistas em Educação. “O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão e diálogo para uma educação pública integral, equitativa e de qualidade, repensando os processos educativos”, define a diretora do Cecape, Denise Pattini.

Confira a programação:

Encontros Dialógicos: Educação em tempo de (re)significação

Segunda: 28/6 – 19h às 21h

Educação inclusiva: o desafio de não deixar ninguém para trás

Abertura cultural: Arte Despertar

Liliane Garcez: mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e administradora pública pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais.

Gabriela Ikeda: desenvolve trabalhos de coordenação pedagógica e de assessoria de práticas inclusivas no Colégio Oswald de Andrade. Autora do livro: Educação inclusiva de bolso”.

Simone Borges: pedagoga habilitada em Educação Especial, pós-graduada em neuropsicopedagogia e professora da rede municipal de São Caetano. Tem experiência em processos formativos de docentes da rede educacional privada, na perspectiva da educação inclusiva.

Mediação: Danillo Oliveira.

Terça: 29/06 – 19h às 21h

Escola e Território

Abertura cultural: Danilo Oliveira

Cláudio Marques: doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do Livro Indisciplina e Violência Escolar: dilemas e possibilidades. Foi professor das disciplinas de Gestão Escolar e Políticas Públicas no curso de Pós-Graduação da Faculdade Anchieta de São Bernardo. Atualmente é Diretor da Escola Municipal Infante Dom Henrique (Espaço de Bitita) da rede pública de São Paulo.

David Santos: mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Escola Municipal de Ensino Profa. Alcina Dantas Feijão.

Mediação: Milene Valentir.

Quarta: 30/6 – 19h às 21h

Viva a Pré-História Brasileira

Abertura cultural: Sophia Graciani Dalle Molle

Luiz Eduardo Anelli: professor de Paleontologia do Instituto de Geociências da USP, onde vem se dedicando há 25 anos ao estudo de animais marinhos pré-históricos encontrados na América do Sul, Antártica, África e nos Estados Unidos. Na universidade, coordena a Oficina de Réplicas, que já produziu dezenas de milhares de réplicas de fósseis de animais e plantas pré-históricas utilizadas como material didático em escolas e universidades de todo o Brasil.

Pedro Ramos: formado em História pela Universidade de São Paulo e em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo, é professor de História na rede municipal de São Caetano do Sul. Atua em diversas frentes como o uso das histórias em quadrinho em sala de aula, desenvolvimento de jogos lúdicos abordando conteúdos programáticos, oficinas de observação de aves e conscientização ambiental. Compartilha os materiais didáticos utilizados em suas aulas no blog de sua autoria - respirehistoria.blogspot.com.

Mediação: Ana Carolina Thomé.

Quinta: 01/07 – 19h às 21h

Experiências socioemocionais

Abertura Cultural: Arte Despertar

Regina Bárbaro Peralta: mestranda em resolução de conflitos pela FUNIBER, pós-graduada em “Relações interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral” pela UNIFRAN e formada em Pedagogia pelo Instituto Singularidades. Atuou como orientadora educacional em escola da rede privada.

Natália Quintílio: doutora em Educação Física pela Universidade de São Paulo, membro da Academia Olímpica Brasileira e professora da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul.

Mediação: Renata Montagneri.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png