• Redação

Prefeitura de São Caetano ingressa em programa federal para combate à corrupção


A Prefeitura de São Caetano do Sul avança no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção: foi qualificada pela CGU (Controladoria Geral da União) para integrar o programa do governo federal Time Brasil.

“O ingresso neste programa federal, pautado na transparência e integridade pública, é um reconhecimento do trabalho que fazemos de prevenção e combate à corrupção, de promoção da ética no serviço público e de transparência na comunicação com o munícipe”, avalia o prefeito Tite Campanella.

“A CGU entrou em contato com a Repac (Rede Paulista de Controladorias Municipais) e fez o convite para os municípios integrantes participarem do processo de adesão ao Time Brasil. São Caetano participou do processo e foi qualificada”, explicou a advogada Mylene Gambale, titular da CGM (Controladoria Geral do Município) e coordenadora executiva da Repac.


Criado pela CGU, em 2019, o programa Time Brasil tem o objetivo de apoiar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública em três eixos: Transparência, Integridade e Participação Social.

Para ingressar, estados e municípios devem fazer uma autoavaliação indicando quais itens desses eixos não possuem ou gostariam de aprimorar, e um posterior Plano de Ação, com o qual pretendem atingir as metas propostas. Com base nestes dados, a CGU avalia se o ente federado está qualificado para a adesão.

A primeira reunião de trabalho acontece nesta quarta-feira (9/6), quando será criado um Grupo de Trabalho para acompanhar o andamento do programa.

BENEFÍCIOS

Os integrantes do Time Brasil têm acesso a uma assessoria especializada, a capacitações presenciais e à distância sobre os temas específicos de seu Plano de Ação, além de acesso a sistemas e apoio remoto, roteiros, guias e material técnico para implementação das ações. 

A participação no Time Brasil também integra o município em uma rede de parceiros que permite o compartilhamento de boas práticas e soluções que contribuem para o aprimoramento de todos. Quem ganha é o munícipe, com uma gestão cada vez mais eficaz, responsável e transparente.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png