• Redação

Prefeitura de São Caetano empossa novos integrantes do Conprescs

A Prefeitura de São Caetano do Sul empossou os 20 novos integrantes do Conprescs (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental), em evento realizado nesta terça-feira (20/7). A posse aconteceu de forma virtual, seguindo os protocolos de combate ao coronavírus.


Além dos conselheiros, também participaram Bruno Vassari, representando o prefeito Tite Campanella, e o secretário executivo do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social), Elísio Peixoto.

Criado pela Lei Municipal Lei 4.927, de 15 de setembro de 2010, o Conprescs tem como objetivo deliberar sobre o tombamento de bens móveis e imóveis, além de formular diretrizes a serem obedecidas na política de preservação e valorização dos bens culturais. O Conprescs promove, ainda, a preservação e a valorização da paisagem, ambiente e espaços ecológicos importantes para a manutenção da qualidade ambiental e garantia da memória física e ecológica.

“Em nome do prefeito Tite Campanella, gostaria de enaltecer a importância deste conselho e da ação destes novos conselheiros, que terão a relevância de discutir estratégias de manutenção, preservação e valorização de paisagens, ambientes e espaços ecológicos. O que uma sociedade tem de maior valor é sua história e o Conprescs garante isso para São Caetano preservar sua história”, avaliou Bruno Vassari.

A secretária municipal da Secult (Secretaria de Cultura), Liana Crocco, apresentou números que balizam a estratégia de fomento do setor. “Proteger o patrimônio histórico, cultural e ambiental de nossa cidade é valorizar nossa identidade fortalecendo os laços de cidadania. O Conprescs desenvolve papel de extrema importância dialogando nas diversas áreas da administração municipal junto ao interesse público, garantindo a preservação dos nossos bens materiais e imateriais.”

Já o secretário do Comcipas, Elísio Peixoto, enalteceu a participação dos conselhos municipais e deu a importância devida ao Comprescs. “O conselho manifesta-se sobre projetos, planos e propostas de construção, conservação, reparação, restauração e demolição, bem como sobre os pedidos de licença para funcionamento de atividades comerciais e prestadoras de serviços em imóveis situados em local definido como área de preservação de bens culturais e naturais. Além disso, arbitra e aplica as sanções previstas em lei.”

A nova composição do Conprescs é normatizada pela Portaria nº 37.133, de 9 de junho de 2021, e é válida para o biênio 2021 - 2023. Confira os integrantes:

Secretaria Municipal de Cultura (Secult):

Liana Crocco – titular

Sueli Bimbachi – suplente

Procuradoria Geral do Município (PGM):

Ana Maria Giorni Caffaro – titular

Marcelo Álvares Ribeiro – suplente

Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Seohab):

Vladimir Guirado Candido – titular

Sonia Maria Shiraishi - suplente

Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Saesa):

Juliana Vida Cassiano – titular

Jorge Aro Martins Junior - suplente

Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul:

Paula Ferreira Fiorotti – titular

Charly Farid Curi – suplente

Fundação das Artes de São Caetano do Sul:

Ana Paula Demambro – titular

Suzete Teresinha Moreno Encinas - suplente

Câmara Municipal de São Caetano do Sul:

Matheus Lothaller Gianello – titular

Jander Cavalcante de Lira – suplente

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB):

Celso Badanai – titular

Nikolai Olegovich Roque Lafaeff - suplente

Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul:

Airlana Fernandes Silva Polzatto – titular

Juarez Rebelo da Silva – suplente

Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS):

Enio Moro Junior – titular

Leandro Campi Prearo – suplente.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png