• Redação

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para cursos da Escola Municipal de Novas Tecnologias

Há cursos para todas as faixas etárias e também oficinas especiais de aplicativo educacional gratuito que permite fazer experimentos científicos usando o celular

Na próxima segunda-feira (31/5) serão abertas as inscrições para os cursos da Escola Municipal de Novas Tecnologias Professora Neusa Maria Nunes Branco, exclusivamente de modo virtual pelo site https://emnova.scseduca.com.br. As inscrições para os cursos do segundo semestre de 2021 vão de 31 de maio até às 17h do dia 28 de junho.

As aulas não serão presenciais. Serão oferecidas remotamente por videoconferência (em tempo real) e por meio de vídeos gravados. Há opções de cursos para moradores de São Caetano de todas as faixas etárias (a partir dos 6 anos de idade, sem limite máximo), com ou sem conhecimentos prévios de tecnologia.

Há desde opções de cursos básicos, que ensinam a manusear ferramentas simples, como o Google Drive, até cursos que requerem conhecimentos de eletrônica, como, por exemplo, o curso avançado de Robótica com Arduino. Todas as opções podem ser vistas no site da escola e também estão descritas no edital publicado no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (28/5).

Todos os cursos terão duração de oito semanas, com carga horária de 36h, com três encontros semanais (segunda, quarta e sexta) ou 24h, com dois encontros semanais (terça e quinta). No ato da inscrição o interessado escolherá, além do curso, o período (manhã, tarde ou noite) quando se aplicar e, eventualmente, a turma.

Os alunos serão classificados por meio de sorteio público quando o número de interessados for superior ao número de vagas. O sorteio público ocorrerá no dia 30 de junho de 2021, às 17h, na Escola Municipal de Novas Tecnologias. A relação dos candidatos sorteados será publicada no site https://emnova.scseduca.com.br. Os candidatos não contemplados no sorteio ficarão em lista de espera e poderão ser convocados para preenchimento das vagas remanescentes.

OFICINAS PARA PROFESSORES

Já estão abertas as oficinas de Arduino Science Journal, destinadas especialmente a professores da rede municipal e da cidade de São Caetano. “Podem participar docentes de qualquer área e nível de atuação. Mas, dada a natureza do aplicativo, no caso de haver muitos interessados, daremos preferência para os docentes da área de Matemática e de Ciências da Natureza”, esclarece o diretor da EMNOVA (Escola Municipal de Novas Tecnologias) Wesley Dourado.

Desenvolvido em parceria pela Google e Arduino, o Arduino Science Journal é um aplicativo gratuito para celular que ativa os sensores do aparelho, permitindo realizar experimentos de luz, som, velocidade, aceleração, campos magnéticos, etc. “Trata-se de um laboratório de ciências, portátil e particular, que incentiva os alunos a explorar como o mundo funciona, registrar dados, documentar observações e experimentar como um verdadeiro cientista”, afirma o professor Artur Jovanelli, que conduzirá as atividades.

Para apresentar esta ferramenta a EMNOVA realizará oficinas que oferecerão 50 vagas para os docentes da rede e da cidade. “Esta é mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação para qualificar a experiência educacional na cidade com ferramentas acessíveis a docentes e discentes”, explica Fabrício Coutinho de Faria, secretário de Educação.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png