• Redação

Prefeitura de São Bernardo realiza mutirão de cirurgias odontológicas

Ação faz parte do calendário de festejos dos 468 anos do município; serão atendidos 2.400 pacientes no mês de agosto



Em mais uma ação em comemoração aos 468 anos de São Bernardo, a Prefeitura dá início ao mutirão para realização de cirurgias odontológicas. A ação ocorre após a cidade registrar queda de ocupação de leitos e avançar com a vacinação contra a Covid-19, o que permitiu a retomada de atividades de maior risco, como é o caso dos procedimentos cirúrgicos de Saúde Bucal.


Serão atendidos 2.400 pacientes que necessitam deste tratamento, com uma novidade: o cirurgião bucomaxilo atenderá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As consultas foram previamente agendadas, com 30 atendimentos por dia, das 8h às 17h, durante todo o mês de agosto.


De acordo com o prefeito Orlando Morando, que esteve na UBS do Alves Dias na manhã desta segunda-feira (09/08), ao lado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, para acompanhar o início do serviço, o atendimento descentralizado dos Centros de Especialidades Odontólogicas (CEO) vai facilitar o fluxo dos pacientes e diminuir o absenteísmo nos procedimentos ofertados.


“Estamos seguindo uma lista de pacientes prioritários, que já estavam na fila de espera por estes procedimentos e agora com um controle maior da pandemia, pudemos retomar. E com um conforto maior ao paciente, que faz a cirurgia na UBS mais próxima de sua casa, com uma familiaridade maior ao ambiente, o que facilita também a segurança de todo o tratamento”, explicou Morando.


SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS – São Bernardo está entre as cidades da região com melhor estrutura no tratamento de saúde bucal, com oferta dos serviços odontológicos nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 3 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Os serviços de Urgência e Emergência são 24h, ofertados sete dias por semana. No período noturno, das 19h às 7h, os atendimentos são realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Rudge Ramos.


TRATAMENTO DE CANAL – No último dia 30, a Prefeitura de São Bernardo zerou a fila para tratamento de canal (endodontia) na Saúde Bucal, com 986 pacientes atendidos durante o mês de julho, nos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do município (Nova Petrópolis, Alvarenga e Silvina). Os pacientes das 33 Unidades Básicas de Saúde passaram por triagem de avaliação prévia ao tratamento, feita por profissionais da Saúde Bucal, realizaram exames como a radiografia periapical e em seguida foram atendidos por agendamento em um dos três CEOs.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png