• Victor Oliveira

Prefeito Orlando Morando vistoria obras de instalação de nova creche no Riacho Grande

Localizado no prédio do antigo 4º DP, espaço atenderá 60 crianças com idade entre zero e 3 anos a partir de fevereiro de 2022


Em manutenção à política municipal que zerou a fila de espera por vagas em creche em São Bernardo, a Prefeitura finaliza processo de reforma do prédio do antigo 4º Distrito Policial (DP), no Riacho Grande, para transformação do espaço em creche. O prefeito Orlando Morando vistoriou o local, que atenderá 60 crianças com idade entre zero a 3 anos a partir de fevereiro de 2022, na manhã desta quarta-feira (13/10), ao lado da secretária de Educação, Silvia Donnini.

“Esse é mais um exemplo de que, com gestão e trabalho sério, é possível ampliar o atendimento na Educação. Pegamos esse prédio, que estava completamente deteriorado, transferimos o atendimento do 4º DP para área anexa da subprefeitura do Riacho Grande que estava vazia, e, agora, estamos finalizando a revitalização completa do local. Tudo para manter nossa política que acabou com a fila de espera em vagas em creche em São Bernardo. Assumimos a Prefeitura, em 2017, com mais de 4.000 crianças na fila por creche e, hoje, temos 100% das crianças atendidas”, ressalta o prefeito Orlando Morando.

Conforme explica a secretária de Educação, Silvia Donnini, o prédio onde antes funcionava o 4º DP já passou por um primeiro estágio de obras, no qual foi realizada a demolição de pisos, paredes e forros, construção de paredes, pintura interna e externa, construção de fraldários, substituição de janelas e portas, substituição de corrimão, instalação de piso cerâmico e Paviflex, revisão elétrica e hidráulica geral, revisão de telhado. “Estamos realizando, no momento, uma segunda etapa de intervenções, que contempla mais demolições de pisos e paredes e construção de solário e mais um fraldário”, destaca.

A nova creche do Riacho Grande está localizada na Rua Rio Acima, 35, em área de 336,45 metros quadrados e será administrada pela Associação Brasileira de Ação Social Cristã (ABASC), selecionada mediante chamamento público. Essa é a segunda unidade de ensino sob coordenação da entidade no município. A primeira fica no Jardim Las Palmas e atende 83 crianças em idade de creche.

EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO – Desde 2017, a rede municipal de Educação de São Bernardo vem passando por constante evolução, com destaque para a entrega de uniformes e material escolar no primeiro dia de aula, a disponibilização do cardápio semanal da merenda para os pais, além do fim da fila de espera por creche. Em contrapartida, a Prefeitura vem investindo na reforma e manutenção das unidades de ensino e ampliação dos programas Educar Mais, que oferece ensino integral, e Aprender Mais, que garante reforço escolar pós-pandemia.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png