• Redação

Prefeito Orlando Morando inaugura novas instalações do CadÚnico no Poupatempo

Equipamento da assistência social passa a atender população com mais conforto e agilidade; ação integra calendário de festejos pelos 468 anos de São Bernardo



O calendário de festejos pelos 468 anos de São Bernardo segue promovendo ações para melhorar a vida da população. O prefeito Orlando Morando inaugurou, nesta quarta-feira (11/08), novas instalações do CadÚnico municipal no Poupatempo, localizado na Rua Nicolau Filizola, 100, Centro. O novo espaço visa garantir a melhora do atendimento às famílias da cidade que buscam inclusão em programas sociais, com mais conforto e agilidade.


Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Orlando Morando destacou a importância do serviço ofertado gratuitamente pela Secretaria da Assistência Social. “Nosso objetivo é garantir um atendimento de qualidade a essas pessoas, em especial durante este momento de pandemia, quando muitas foram afetadas pelo desemprego e perda de renda. O cadastro único é a porta de entrada dessas famílias em diversos programas sociais disponíveis, como é o caso do Bolsa Família. Em São Bernardo, nosso compromisso é dar assistência a todos os que precisam com rapidez e praticidade”, diz.


Secretário da Assistência Social, André Sicco observa que São Bernardo conta atualmente com 59.053 famílias cadastradas no CadÚnico, sendo que 27.330 recebem o Bolsa Família. “Temos uma média mensal de 4.000 atendimentos e, agora, em ambiente mais amplo e de fácil acesso, dentro do Poupatempo. Certamente isso vai facilitar a vida da nossa população e ampliar o acesso à assistência social”, ressalta.



Para o coordenador das unidades do Poupatempo no Grande ABC, Vitor Pascoal, a parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e o Governo do Estado tem colaborado para a melhoria da vida das pessoas. “São 24 funcionários que realizam atendimentos tanto presenciais quanto virtuais. Nosso esforço é para que as pessoas consigam ser atendidas no menor tempo possível, muitas vezes no mesmo dia do agendamento”, comenta.


SOBRE O CADÚNICO – O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que reúne informações sobre as famílias em situação de vulnerabilidade social e permite que a Prefeitura identifique e tenha acesso a essas pessoas. A partir deste cadastro, as famílias podem ter acesso a diversos programas sociais, conforme a elegibilidade de cada um, como é o caso do Programa Bolsa Família, Programa Minha Casa, Minha Vida, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.


Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50), tenham renda mensal familiar total de até três salários (R$ 3.135,00) ou possuam renda superior mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões. Para ter acesso, o responsável familiar deve morar em São Bernardo, ter, pelo menos, 16 anos, e ser preferencialmente mulher.


AGENDAMENTO – O atendimento no CadÚnico é feito mediante agendamento pelos telefones 2630-6709, 2630-6718, 2630-6686, 2630-6691, 2630-6754 ou 2630-6706, no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br), em “agendamento eletrônico” ou na “guia de serviços”, pesquisando por cadastro único. Outras opções são pelo site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou por meio de totem instalado na própria unidade. O funcionamento do CadÚnico é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png