• Victor Oliveira

Prefeito Orlando Morando entrega uniforme e material escolar antes do início das aulas

Kits serão distribuídos aos pais, em reuniões agendadas para este sábado (5/2); ano letivo de 2022 terá início na segunda-feira (7/2)



A Prefeitura de São Bernardo realiza a entrega do uniforme e material escolar para os mais de 80 mil estudantes da rede municipal neste sábado (5/2), dois dias antes do início das aulas, programado para a segunda-feira (7/2). Os kits serão distribuídos aos pais durante reunião nas escolas, quando também serão reforçadas todas as informações sobre os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 e a importância da vacinação para as crianças de 5 a 11 anos.


Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando destaca o empenho da Administração, por meio da Secretaria da Educação, em cumprir, ano a ano, compromisso firmado junto à população de garantir a entrega do material e uniforme antes do início do ano letivo. “Essa nova realidade na Educação de São Bernardo é fruto de um trabalho organizado das nossas equipes. Para que os kits fossem entregues dentro do prazo em 2022, iniciamos a compra dos itens um ano antes. Além do uniforme e material, também entregamos um cardápio para que os pais acompanhem a alimentação dos filhos dia a dia”, explica.



A secretária da Educação de São Bernardo, Silvia Donnini, observa que o investimento para a compra dos uniformes e materiais escolares neste ano foi de mais de R$ 20 milhões. “É muito satisfatório ver que as nossas crianças vão começar o ano letivo com toda a estrutura necessária para um aprendizado de qualidade, com uniforme e material escolar, profissionais empenhados, prédios reformados, tudo do jeito que elas merecem”, diz.


COMPOSIÇÃO DOS KITS – O kit de uniforme escolar deste ano, assim como em 2021, oferece duas máscaras de tecido e squeeze de água individual, itens que reforçam os protocolos de prevenção ao Coronavírus dentro das unidades de ensino. Cada aluno também recebe duas bermudas, duas calças, três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, uma jaqueta, três pares de meia e uma mochila.


No caso do material escolar, os itens são adquiridos conforme a idade escolar dos estudantes. Para a Educação Infantil, a lista inclui desde massa de modelar, lápis de cor, pincel até tinta. No caso do Ensino Fundamental, os alunos recebem, por exemplo, caderno brochura (agenda), giz de cera, régua, apontador, cola, borracha e lápis preto. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), os estudantes recebem itens como caderno universitário (100 folhas), caderno de desenho (96 folhas), caneta esferográfica azul e vermelha, entre outros.


APRENDER MAIS – Como forma de reforçar a aprendizagem dos alunos em razão dos impactos da pandemia causada pela Covid-19, a Secretaria da Educação mantém o Programa Aprender Mais. Instituído em 2021, o programa oferece adicional de oito horas de atividades pedagógicas a 5.520 alunos, totalizando 450 turmas de 73 unidades escolares contempladas. No ano letivo de 2022, as atividades complementares terão início a partir de 14 de fevereiro.


CUIDADOS CONTRA A COVID-19 – O retorno das aulas presenciais já havia sido autorizado no município desde o dia 2 de agosto de 2021 e se tornou obrigatório a partir do dia 18 de outubro do ano passado. Assim como ocorreu durante o ano letivo de 2021, as unidades escolares continuarão seguindo rigorosos protocolos sanitários para prevenção ao Coronavírus, conforme orientação da Vigilância Sanitária. Toda comunidade escolar está empenhada na manutenção de uma escola segura com o cumprimento dos protocolos sanitários (distanciamento, oferta de álcool em gel, disponibilização de máscara aos profissionais e alunos, adequação dos espaços, entre outras ações).

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png