• Redação

Prefeito Orlando Morando entrega a 45ª Praça-Parque da cidade no bairro Independência

Praça José Fortuna passou por revitalização completa, passando a contar com quadra esportiva, playground, pista de caminhada, entre outras atrações

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou neste domingo (13/06) a 45ª Praça-Parque da cidade e a segunda do bairro Independência. Foi a vez da praça José Fortuna – que homenageia o poeta, cantor e compositor sertanejo, falecido em 1983 – receber revitalização completa, passando a contar quadra esportiva, playground, academia ao ar livre, pista de caminhada, espaço pet, além de iluminação e fechamento com gradil. O novo espaço de lazer fica localizado na Rua Floriano Peixoto, na altura do número 105.


Implantado em 2017, o programa Praça-Parque já promoveu a recuperação e implantação de áreas verdes, com opções de lazer para todas as idades, em todos os bairros da cidade. “É um programa que incentiva os moradores a se apoderarem dos espaços públicos. A comunidade escolhe um representante que fica responsável pela abertura e fechamento do espaço, tudo de forma democrática e participativa e com apoio da GCM, em caso de necessidade”, explicou o chefe do Executivo.


O vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, explica que a obra foi executada com mão de obra própria, o que agilizou a entrega à população. “A conclusão estava prevista para o dia 20, mas com planejamento e organização conseguimos antecipar a inauguração em uma semana. Tenho certeza que os moradores estavam ansiosos para aproveitar esse novo local de lazer”, disse o chefe da pasta.

De acordo com a autônoma Priscila Azevedo, de 32 anos, a revitalização do local vai garantir mais segurança aos moradores do entorno. “Ficou incrível. Conheço esse lugar desde criança e era desconfortável estar aqui, sem segurança e iluminação adequada. Com a instalação de grades, nos sentimos mais tranquilos em vir e trazer as crianças”, afirmou. A auxiliar administrativa Marlene Ribeiro da Costa, que mora no bairro há seis anos, também comemorou a conclusão da obra. “Essa região precisava muito de um espaço como esse. Com a pandemia e o isolamento social, é importante ter um local aberto, seguro e próximo de casa para levar as crianças”, disse.


PROGRAMA PRAÇA-PARQUE – Desde o início de 2017, a Prefeitura já reformou ou implantou 45 espaços no modelo Praça-Parque, contemplando os bairros Assunção, Silvina, Alvarenga, Baeta Neves, Centro, Rudge Ramos, Demarchi, Planalto, Taboão, Jardim do Mar, entre outros. Ainda com o objetivo de garantir áreas de lazer à população, a Prefeitura também desenvolve o programa Arena Parque, que já soma 21 espaços com quadra de futebol society, quadra de basquete street e pista de skate.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png