• Victor Oliveira

Prefeito Orlando Morando acompanha última etapa da canalização do Ribeirão dos Couros

Previsão é que obra seja entregue em dezembro; vistoria também contou com a presença do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhou nesta terça-feira (16/11) o início da última etapa de concretagem do córrego Ribeirão dos Couros, no bairro Jordanópolis. Com 98% das obras concluídas, a canalização do canal entrou nesta semana na sua fase final de intervenções. A expectativa é que com a conclusão dos trabalhos, prevista para o próximo mês de dezembro, o córrego dobre a sua capacidade de vazão de água captada pelo leito, assegurando melhorias na drenagem e infraestrutura da região.

Acompanhado do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, e do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, o chefe do Executivo esteve no canteiro de obras nesta manhã onde conferiu a concretagem de trecho do córrego, localizado na divisa de São Bernardo com Diadema. Ao todo, mais de 7.500 m³ de concreto e 715 mil quilos de aço serão utilizado nesta etapa.

“Essa é uma obra que tem um princípio de regionalidade, pois permitirá resolver simultaneamente o problema de drenagem e das enchentes em duas cidades: São Bernardo e Diadema. Além da canalização, em breve também iremos executar aqui um novo sistema viário com melhorias significativas na infraestrutura da região. Quem ganha com tudo isso é a população da região”, destacou Morando.


Iniciada em janeiro de 2020, a obra do Ribeirão dos Couros contempla a canalização do córrego entre o Corredor ABD e a Avenida Piraporinha, totalizando dois quilômetros de extensão. Neste trecho, a Prefeitura de São Bernardo ampliou a estrutura do canal, que passou a contar com 12 metros de largura e seis de profundidade, ou seja, o dobro do leito natural que o córrego tinha antes. O investimento empenhado pela Administração é de R$ 42,9 milhões.

Durante a vistoria, o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, destacou a importância da obra e ressaltou ainda a parceria entre os dois municípios. “Quando assumi a gestão, tínhamos quatro terrenos do lado de Diadema que impediam o procedimento da obra. Corremos, fizemos nossa parte e conseguimos equacionar essa questão permitindo o avanço da obra. Agora, com a canalização quase concluída teremos mais condições de mobilidade, segurança e combate às enchentes da divisa entre as duas cidades”, ponderou.

NOVO VIÁRIO - Com a conclusão da canalização prevista para dezembro, a Prefeitura de São Bernardo prevê já iniciar nos próximos meses a segunda etapa de obras para a implantação de um viário no entorno do córrego. Ao todo, serão construídas seis pistas de rolamento, sendo três em cada sentido, além de um novo elevado que irá desafogar o trânsito e melhorar o acesso a Anchieta.

CONCLUSÃO – No ano passado, ainda dentro do contrato de canalização do Ribeirão dos Couros, a Prefeitura de São Bernardo promoveu a entrega de novo sistema viário da Rua Sérgio Milliet (400 metros) e da Avenida Engenheiro Otávio Manente (13 mil m²), facilitando a locomoção de motoristas que saem do Jordanópolis em direção ao Corredor ABD, através das Ruas Alfredo Angelini e Oswald de Andrade.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png