top of page
Foto do escritorRedação

Pomar contribui na educação de alunos da EJA de Santo André

Além do pomar, uma horta com temperos foi criada para utilizar os ingredientes nas aulas de culinária e composteiras foram desenvolvidas para utilizar adubo orgânico na plantação


O Centro Público de Formação Profissional Governador Miguel Arraes, no Jardim Cristiane, conta com um projeto de plantio de árvores frutíferas e uma pequena horta de temperos. A iniciativa, que tem como foco a educação e a preservação ambiental, surgiu da proposta de professores em parceria com a equipe gestora da instituição e o Parque Escola.

Durante o período de ensino remoto, por conta da pandemia, o objetivo maior foi manter o vínculo e despertar no aluno o interesse pelas aulas a distância, o que foi um desafio. Os professores então começaram a trabalhar nas aulas receitas culinárias de memórias, ou seja, aquelas que os alunos guardam em suas memórias afetivas.


A ideia, celebrada pelos professores, surtiu efeito positivo e as receitas de memória afetiva foram compartilhadas pelos alunos. “Já compartilhei minhas receitas que aprendi com familiares e amigos e peguei dicas dos colegas de classe. Essa troca é muito importante”, destaca o aluno João Rodrigues Batista, de 58 anos.

Com o retorno presencial, contando com a ajuda de um biólogo do Parque Escola, foram realizadas atividades para a criação de composteiras e o plantio de mudas frutíferas e temperos para que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Público de Formação Profissional Governador Miguel Arraes pudessem utilizar nas aulas de culinária.

A aluna Deraldina Barreto de Souza, de 80 anos, é muito ativa nas atividades da EJA. “Para mim, estar aqui é uma alegria e assim não fico parada. O pomar, por exemplo, é algo muito especial para nós alunos e eu já tenho uma história com este lugar. Há muitos anos minha mãe chegou a dar aulas aqui e hoje faço questão de estar muito presente nas minhas aulas e aproveitar cada oportunidade”, comemora.

No espaço destinado ao pomar do Centro Público de Formação é possível encontrar araçá-do-cerrado, ameixeira, abacateiro, cerejeira, pitangueira, limoeiro (cravo) e também uma muda de urucum. Os professores, juntamente com os funcionários e alunos, plantaram as mudas, identificaram e dataram de acordo com o plantio.

Nos canteiros internos há plantio de cebolinha, salsinha, coentro, manjericão, orégano e alecrim. Após o plantio, tanto dos canteiros como das árvores frutíferas, os alunos acompanham o processo de crescimento e aprendem que é possível dispor de alguns ingredientes para consumo, cultivados em vasos ou em pequenos espaços.

留言


Screen Shot 2023-11-09 at 16.03_edited.png
bottom of page