• Redação

Operação Inverno já ultrapassa 500 acolhimentos em Diadema

Nova frente fria chegou nos últimos dias se estenderá ao longo da semana.



As noites geladas estão de volta e a Operação Inverno da Prefeitura de Diadema continua a toda vapor. Desde o começo da Operação, há 30 dias, foram realizados 525 acolhimentos de pessoas em situação de rua, dos quais 41 eram mulheres. Apenas nos últimos sete dias, foram 180 abordagens.

"É graças a este trabalho que não tivemos nenhuma morte por conta do frio nos últimos anos", afirmou Márcia Barral, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania.

A previsão é que as abordagens continuem ao longo desta semana, que deve atingir temperaturas mínimas de 10ºC, com sensações térmicas ainda mais baixas.

Operação Inverno

Convocada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) de Diadema com apoio das Secretarias de Saúde e de Segurança Cidadã, do SAMU, da Guarda Municipal, da Defesa Civil e das duas entidades que provêm acolhimento às pessoas em situação de rua na cidade, a ONG MAI e a Transitória Casa do Caminho, a Operação Inverno trata-se de equipes de abordagem noturna nos 16 pontos de Diadema já mapeados como sendo de concentração da população em situação de rua. As abordagens ocorrem entre 18h e 22h, sempre que a previsão do tempo apontar temperaturas abaixo de 13ºC. As equipes de abordagem saem às ruas para oferecer cobertores e sensibilizar a população de rua a aceitar o acolhimento.

Estão sendo ofertadas nas duas casas de acolhimento da cidade 20 vagas a mais além das 70 já oferecidas diariamente, elevando o total para 90 vagas. O acesso aos albergues, que normalmente é feito até as 19h, está estendido até as 23h, para receber com banho quente e alimentação todos aqueles que aceitarem acolhida. A população também pode entrar em contato caso testemunhe alguma pessoa em situação de rua passando muito frio, desacordada ou ferida pelo 0800-770 5559 (GCM) ou, em casos de emergência, pelo 192 (SAMU), que estarão à disposição 24h para fazer esse socorro.

SERVIÇO:

Centro POP - Centro de Referência à População em Situação de Rua (acolhimento diurno de segunda a sexta, das 8h às 17h): Av. Antônio Piranga, 1.088 - Centro

ONG MAI (acolhimento noturno, até 19h/23h): Rua 9 de Julho, 50 - Canhema

Transitória Casa do Caminho (acolhimento noturno, até 19h/23h): Rua Vicente Adamo Zara, 230 - Centro

Operação Inverno: 192 / 0800-770-5559 / 4043-6330


eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png