• Victor Oliveira

Mulheres em Movimento vai virar programa municipal com base em lei



No dia que fez 32 anos de existência, comemorado ontem à tarde, 21 de setembro, em sessão solene na Câmara Municipal de Diadema, o grupo Mulheres em Movimento ganhou como presente de aniversário projeto de lei que garantirá a sua continuidade como programa.

A notícia veio da vereadora Lilian Cabrera, autora do projeto, e única mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo de Diadema. ”Assim que terminar a sessão solene, vou protocolar o documento para que o projeto entre logo em tramitação e seja votado. A regulamentação do programa é necessária para que ele prossiga qual seja a administração”, disse.

A vereadora também é a idealizadora da Lei Municipal 3413/14, que estabeleceu o Dia da Mulheres em Movimento em Diadema, e que deve ser celebrado todo dia 21 de setembro. O grupo começou como ginástica feminina, no ano de 1974, e com o passar dos anos foi se transformando em atividade de cultura, lazer e cidadania. Atualmente, atende 2,5 moradoras de Diadema, entre 16 e 94 anos, que praticam exercícios físicos em 13 salas de aulas.

A celebração na Câmara contou com as presenças de vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil. O presidente da Câmara Josa Queiroz, coordenou a solenidade, que teve depoimentos , em vídeo, de participantes do programa, e apresentação de Coral Mulheres que cantou músicas de Milton Nascimento e da banda Francisco El Hombre. Entre as integrantes do coro estava Luciana Avelino que, antes de assumir a Secretaria de Esporte e Lazer de Diadema, foi professora do Mulheres em Movimento. "Foi uma grande experiência trabalhar no Programa. Aprendi coisas que vou levar pra vida e que fazem parte da minha história pessoal e profissional", fez questão de ressaltar a secretária.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Patty Ferreira, também prestigiou o evento, assim como a primeira dama e presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Inês Maria de Filippi. Também foram à Câmara os presidentes da Fundação Florestan Fernandes, Manuel Eduardo Marinho, e do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Diadema, Rubens Martins.

Boas notícias - O prefeito José de Filippi Júnior saldou o Mulheres em Movimento pelos 32 nos de existência e na sua fala anunciou duas notícias boas para Diadema. A primeira é zerar a fila de espera para mamografias – atualmente 2,6 mulheres aguardam pelo exame - e a segunda é a compra do Clube Okinawa Diadema pelo Município. “Estamos contratando serviço especializado em mamografia, para que em 60 dias essa demanda reprimida, que vem de algum tempo, seja zerada e, como venceu o convênio que a Prefeitura tinha com o Okinawa, fizemos uma proposta para compra do local. Se tudo dar certo, Diadema vai ganhar mais um espaço de esporte, lazer e cultura”, disse.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png