• Redação

Media training prepara prefeito e secretários de São Caetano para o contato com a imprensa


Transmitir as informações do governo com transparência, sempre pautado pela verdade. Este foi um dos diversos pontos abordados no media training realizado pela Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura de São Caetano do Sul, que reuniu o prefeito Tite Campanella, secretários e jornalistas da municipalidade no sábado (29/5), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, no Bairro Barcelona.

“Com as redes sociais e, consequentemente, o aumento da disseminação das fake news, hoje cada um tem a sua verdade, o que traz muita dificuldade à comunicação institucional. Tudo acaba se tornando uma questão ideológica. Mas, independentemente da situação, temos de continuar sendo autênticos e transparentes. É nosso dever e direito da população”, ressaltou Tite Campanella.

A explanação inicial ficou por conta de Marco Antônio Sabino, ex-repórter da TV Globo e ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo. O jornalista falou sobre poder público e relacionamento com a imprensa durante a pandemia da covid-19, detalhando todo o processo da entrevista, passando por dicas de comportamento para os entrevistados.


O jornalista Jayme Brener, diretor da Ex-Libris Comunicação Integrada, ex-editor da Revista IstoÉ e correspondente de imprensa na América Central e Europa, discorreu sobre gestão de crise, destacando alguns casos de grande repercussão no País durante a pandemia e orientando sobre como proceder em situações semelhantes.

Na sequência, Márcio Aith, o ex-secretário de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo e do STF (Supremo Tribunal Federal), reforçou a importância da relação entre poderes na pandemia da covid-19 e os impactos dessas relações na sociedade brasileira por meio da comunicação. Já o diretor de Marketing da Prefeitura, Gustavo Tikao, apresentou técnicas de linguagem persuasiva.

Após as palestras, os secretários foram submetidos a uma rodada de simulação de entrevistas com Marcelo Poli (ex-repórter da TV Globo e atual gerente de Comunicação do Banco Safra), com a posterior devolutiva sobre o desempenho de cada um e orientações sobre os pontos a serem aperfeiçoados.

“O relacionamento com a imprensa faz parte da rotina do poder público. Portanto, este tipo de treinamento é fundamental para nos comunicarmos de forma correta com a mídia e, consequentemente, com os moradores. Com cada secretário entendendo melhor o funcionamento deste processo, enxergando a imprensa como aliada na propagação das informações da Prefeitura, ficamos mais próximos deste objetivo e reforçamos a transparência das decisões governamentais”, definiu o subsecretário de Comunicação, Fernando Scarmelloti.

O diretor-geral da Savannah Comunicação Corporativa (que presta serviços de Assessoria de Imprensa para a Prefeitura), Michel Rodrigues, também participou, destacando a importância e a alta qualidade do media training.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png