• Kako Vasconcelos

Hugo Calderano, de São Caetano, é o 4º melhor mesatenista do mundo



Pela primeira vez na história, um mesatenista brasileiro alcança o quarto lugar no ranking mundial da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa). É Hugo Calderano, que disputa competições por São Caetano há 11 anos. A atualização foi divulgada nesta terça-feira (23/11).

Calderano é o primeiro mesatenista das Américas a figurar no top 4 do mundo em 83 anos - posição só alcançada pelo americano Sol Schiff em 1938, antes mesmo da criação do ranking oficial. Após o bi no Campeonato Pan-Americano, o brasileiro, de 25 anos, alcançou 8.964 pontos, atrás apenas dos chineses Fan Zhendong (12.494 pontos), Ma Long (12.212) e Xu Xin (10.356).

O mesatenista de São Caetano pode ascender ainda mais no ranking, caso tenha uma boa performance no Mundial de Houston, que começa nesta terça-feira - Calderano só estreia na competição na quarta-feira por ser cabeça de chave, e irá buscar uma medalha inédita.

TOP 100 NO MUNDO

O Brasil e São Caetano têm mais três mesatenistas no top 100 do mundo: Gustavo Tsuboi permaneceu na 38ª posição; Vitor Ishiy subiu oito postos e agora é o número 55, e Eric Jouti saltou nove posições, indo para a 83ª colocação.

Também de São Caetano, Bruna Takahashi segue como a única brasileira no top 100 feminino. Prata no Pan-Americano, ela subiu nove posições e agora é a número 38 do mundo, melhor colocação de uma brasileira na história do ranking de tênis de mesa. Caroline Kumahara está na 136ª colocação e, Jessica Yamada, na 142ª.

Nas duplas mistas, que também é prova olímpica, o Brasil pela primeira vez tem uma parceria no top 15 do mundo. Campeões pan-americanos, Vitor Ishiy e Bruna Takahashi, ambos de São Caetano, ocupam a 13ª colocação do ranking.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png