• Victor Oliveira

Governo do Estado atende demanda do Consórcio ABC e firma convênio para revitalizar Av dos Estados

Demanda foi apresentada em junho de 2021 pelos prefeitos das sete cidades ao governador João Doria e ao vice-governador Rodrigo Garcia

O Governo do Estado de São Paulo firmou convênio, nesta quarta-feira (23/2), para obras de recuperação e modernização da Avenida dos Estados, no trecho de Santo André. A medida atende a demanda do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, apresentada pelos sete prefeitos da região ao governador João Doria e ao vice-governador Rodrigo Garcia, durante reunião realizada em junho de 2021 por articulação da entidade regional.

Em julho, o pleito foi entregue ao secretário-executivo de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Rubens Cury, junto a outras demandas, das sete cidades pelo secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda. Uma das principais vias de ligação entre o Grande ABC e a Capital, a Avenida dos Estados passará por obras de recapeamento, recuperação do sistema de drenagem e contenção. As intervenções irão possibilitar a melhoria do tráfego na via, além de maior conforto e segurança para os motoristas.


O convênio foi firmado com a Prefeitura de Santo André, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. A via vai receber R$ 25 milhões em investimentos do Governo do Estado para a conclusão das obras de modernização. Durante a cerimônia, o vice-governador Rodrigo Garcia informou que os trabalhos na avenida começarão em até 30 dias, com término até o fim do ano.

“A Avenida dos Estados é um símbolo da Região Metropolitana de São Paulo. Esse é um esforço em que o Governo de São Paulo fica feliz de poder participar”, afirmou Garcia.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou que a recuperação da via é uma demanda de mobilidade urbana e de drenagem, com impacto na qualidade de vida da população.

“A Avenida dos Estados é um dos grandes eixos econômicos do Grande ABC. A complementação desta obra vai atrair ainda mais investimentos para nossa região”, disse Paulo Serra.

Foto 1: Prefeitos do Grande ABC se reúnem com governador e vice-governador. Crédito: Governo do Estado de São Paulo

Foto 2: Reunião com o secretário Rubens Cury. Crédito: Divulgação/Consórcio ABC

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png