• Victor Oliveira

GCM de Santo André recebe armamento para reforçar segurança da população

Equipamentos fortalecem ações táticas da corporação no enfrentamento de situações de risco e no combate à criminalidade


A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, recebeu 100 pistolas na quinta-feira (10) para reforçar a segurança e munir as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM). As armas foram cedidas pelo Governo do Estado, lotadas anteriormente na Polícia Civil, e vão integrar e substituir parte do armamento utilizado pela corporação.

“Nosso programa de investimento na GCM é permanente, valorizando o profissional de carreira, com equipamentos, armas, coletes, novas viaturas, além do nosso Centro de Operações Integradas, que receberá 500 novas câmeras, e do Comitê Integrado de Segurança, que mostra que a integração das polícias é o caminho para uma cidade mais segura para nossa gente", destacou o prefeito Paulo Serra.


As tratativas de doação do armamento já estão finalizadas e todas elas regularmente documentadas e identificadas com o brasão da GCM. O valor destas pistolas é de aproximadamente R$ 350 mil. Os novos equipamentos serão destinados às equipes táticas da Romu (Rondas Ostensivas Municipais) e Romo (Rondas com Motocicletas), essencialmente em situações de maior risco à vida.


O prefeito destacou ainda que é necessária uma mudança na legislação para que o trabalho das polícias não tenha o chamado retrabalho. "Temos nos empenhado, inclusive via Consórcio Intermunicipal, mandando uma mensagem aos parlamentares e ao presidente da República, para que entre na pauta a questão da atualização do Código de Processo Penal, com penas mais duras. Tivemos caso na nossa cidade em que a nossa GCM prendeu a mesma pessoa quatro vezes na semana pelos pequenos delitos e isso é um convite para a impunidade", lamentou.

Emenda parlamentar - Além das 100 pistolas doadas pelo Governo do Estado, outras 26 pistolas foram entregues nesta quarta-feira (9) por meio de uma emenda parlamentar recebida pelo município por meio da deputada federal Katia Sastre. O valor da emenda, de R$ 130 mil, foi utilizado pela cidade também para a aquisição deste armamento.

“A GCM está equipada, treinada e valorizada. Saber que podemos proporcionar melhores condições de trabalho e também aumentar a sensação de segurança da população mostra que estamos no caminho certo, sempre integrados com as demais forças policiais do município", finalizou o secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png