• Redação

GCM de Santo André apresenta novo armamento que será utilizado em operações especiais

Sete carabinas, cinco espingardas e quatro coletes balísticos foram adquiridos com emenda parlamentar de R$ 100 mil da deputada federal Katia Sastre

Santo André, 8 de fevereiro de 2021 – A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André adquiriu novo armamento, que será utilizado nas operações especiais da corporação. São sete carabinas táticas e cinco espingardas calibre 12, além de escudos balísticos. A aquisição foi feita com emenda parlamentar de R$ 100 mil da deputada federal e policial militar Katia Sastre.

O prefeito Paulo Serra recebeu a parlamentar na tarde desta segunda-feira (8) no Centro de Operações Integradas (COI) e, além do agradecimento, reforçou o comprometimento do município na melhoria constante da segurança pública. “Santo André puxou para si também a responsabilidade de integrar as forças policiais como forma de combater a criminalidade, ação esta que vem resultando na queda dos índices de crimes no município. Sabemos que este é um trabalho constante e devemos melhorar cada vez mais a sensação de segurança e as condições de trabalho dos nossos guardas”, destacou.

Os novos equipamentos serão destinados para equipes táticas da Romu (Rondas Ostensivas Municipais), que são as que estão em primeiro confronto em ações de maior risco. Além da compra dos armamentos, quatro escudos, utilizados para defesa de equipes em situações de conflito, também foram adquiridos. Cerca de 5.000 munições cartuchos calibre 40 S&W foram adquiridas com recursos próprios do município para reforçar o armamento.

A deputada federal Katia Sastre destacou que esta tem sido sua bandeira em seus primeiros anos de mandato. “Fui eleita pela bandeira da segurança pública e é nela que baseio o meu trabalho e atuação. Sabemos das necessidades da população e das nossas polícias, e estou aqui para ajudar não apenas a Polícia Militar, mas qualquer instituição que tenha a segurança pública como mote. Sabemos o quanto precisamos da GCM nas ruas e também da necessidade de estruturar e manter um trabalho com cada vez mais qualidade para a população”, frisou. Fortalecimento da GCM - Além do constante processo para equipar e melhorar as condições de trabalho da Guarda Civil Municipal, Santo André também tirou do papel novo estatuto da corporação, após uma espera de 30 anos. Com a modernização da legislação foi possível criar novas categorias salariais e perspectivas de crescimento profissional da carreira, com elevação nos ganhos que podem chegar a 70% do salário-base dos GCMs.


As equipes também receberam novos uniformes e coletes balísticos. Para reforçar a segurança e patrulhamento da cidade, foram entregues 48 novos veículos, sendo oito viaturas Renault Duster, 19 viaturas Chevrolet Spin, cinco viaturas Toyota SW4 2.7 e seis viaturas Yamaha XT 600r.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png