• Victor Oliveira

GCM de São Caetano sedia curso de APH tático para profissionais da segurança pública



A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul sediou na semana passada (31/5 e 1/6) o curso de APH Tático (Atendimento Pré-Hospitalar Tático), ministrado pelo GOE (Grupo de Operações Especiais), da Polícia Civil, e intermediado pela DEF (Divisão de Ensino e Formação), da GCM.

O curso de APH Tático teve como objetivo qualificar guardas municipais e policiais civis a realizarem o primeiro atendimento médico de urgência em situações de confronto policial. O médico e operador do GOE, Thiago Gouveia dos Santos, confirmou que o curso teve como conteúdo programático análise de cenário, respiração e manutenção das vias aéreas, hemorragias massivas e manobras de contenção (Stop de Bleed) e remoção e resgate.


“O objetivo foi de capacitar agentes de segurança a salvarem integrantes da equipe feridos em confronto, em locais de risco e situações de difícil acesso. Controlar a hemorragia, realizar a manutenção das vias aéreas, manutenção de calor e extração do paciente até a chegar ao hospital, conseguimos fazer a inversão dos dados onde 80% das mortes decorrentes de hemorragia massiva e, quando aplicamos o protocolo, a cada 10 pacientes atendidos obtemos êxito em da sobrevida de nove pacientes”, destacou Thiago Gouveia.

O secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, destacou a integração entre as forças policiais no município. “Esse curso, apesar de estar no primeiro momento voltado ao atendimento ao policial ferido, tem sua grande características nas técnicas e nos procedimentos aplicados em qualquer pessoa que esteja correndo o risco de morte. O mais importante é preservar a vida”, enfatizou Lourival.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png