• Redação

Fundação das Artes entrega prédio renovado com a presença do ator Marcos Frota

Aulas presenciais na instituição serão retomadas gradualmente



Polo de formação cultural do Brasil, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul entrega neste sábado (28/8), às 11h, aos alunos, professores e a toda a comunidade, as instalações renovadas de sua sede e do Teatro Timochenco Wehbi, com as obras de isolamento acústico, novos equipamentos e itens de acessibilidade. A instituição fica na Rua Visconde de Inhaúma, 730, no Bairro Oswaldo Cruz.


As melhorias trarão mais conforto, qualidade e segurança nas atividades presenciais, que estão sendo retomadas gradualmente. O ato terá participação especial do ator Marcos Frota, que faz parte da história da instituição – foi professor da Fundação das Artes no início de sua carreira, nos anos 1980.


Durante o evento, haverá a confecção em tempo real de uma pintura mural pelo artista visual Elton Hipólito, ex-aluno de Artes Visuais da Fundação das Artes. A obra no saguão da escola remete às linguagens da arte.

No renovado Teatro Timochenco Wehbi, haverá apresentação do grupo de Ballet, formado pelas bailarinas Letícia Rolim, Bianca Deberaldini e Julya Goes, que executará a coreografia “Saudade”, da professora Morisa Garbelotto; e do Grupo Institucional de Dança, sob orientação da professora Fátima Silva e formado pelas bailarinas Rachel Nicolau, Malu Rolim, Bianca Deberaldini,

Samantha Dassie, Julya Goes, Daniele Akemi, Isabella Souza e Isabelle Buri, que fará a coreografia “Sonhos”, de Beatriz Lima e Rachel Nicolau. O aluno de piano clássico Lucas Mameniskis também se apresentará na ocasião.

Revitalização

Palco de grandes apresentações aos longos das últimas décadas, o Teatro Timochenco Wehbi recebeu isolamento acústico, troca de piso, revisão dos racks e mesas de iluminação e três plataformas pantográficas, para garantir a qualidade dos espetáculos e da experiência dos espectadores.

Além do Teatro, 100% dos espaços pedagógicos (23 salas de aula) da Fundação também receberam o isolamento acústico de nível profissional, possibilitando a operação dos ambientes como estúdios. Nas salas de dança, houve a troca dos pisos flutuantes e instalação de novas barras e piso de linóleo.

A Fundação ganhou estruturas para acessibilidade dos alunos, como rampas, elevador, plataforma de acessibilidade, sinalização e demais itens de segurança, para proporcionar mais conforto e melhores condições de aprendizagem.

Com foco na preservação deste edifício de grande relevância às atividades culturais do município, foi realizada a impermeabilização do teto, bem como a pintura externa e interna e a recuperação da fachada de tijolos da entrada principal.

A unidade também passou a contar com o Setor de Tecnologia da Informação e ampliou seu parque informático, medidas que garantirão mais segurança no armazenamento das informações e registros da produção artística, aumento na capacidade de documentação e agilidade no acesso ao histórico dos alunos.

“As obras de infraestrutura entregues à comunidade representam um novo vigor à Fundação das Artes, que alcança um patamar de maior excelência entre as instituições de formação artística do País. Ao retornarem às aulas presenciais, os alunos, professores e funcionários encontrarão novas configurações físicas, com equipamentos modernos e estruturas de qualidade para realizar suas atividades com segurança, acessibilidade e produtividade”, afirma a diretora geral da instituição, Ana Paula Demambro.

História

Fundada em 1968, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul é sinônimo de ensino de excelência nas Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Ao longo das décadas, revelou grandes talentos da cultura nacional, como Cássia Kiss, Fábio Assunção, Antônio Petrin, Eugênio Kusnet, Ulysses Cruz, Walter Lourenção, Nelson Ayres, Roberto Sion, entre outros.

A entrega da estrutura renovada é mais um capítulo importante em sua história, e garante a continuidade da formação artística do mais alto nível em todas as linguagens para o futuro.

eliane-silex-preto-po-90x90cm-01.jpeg.png